Pesquisa recente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC, 2008) revela uma série importante de indicadores relacionados ao uso da Internet no Brasil. Não é novidade que o acesso à Internet continua extremamente ligado a fatores sócio-econômicos e regionais, ou seja, quanto maior a renda da família, maior tende a ser a presença de computador com Internet nos domicílios. Em 2007, a Internet atingiu 17% do total de domicílios brasileiros, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, sendo que, destes, 50% utilizam acesso banda larga.
Em contrapartida, a pesquisa também demonstra que quanto menor a renda da população, maior é a utilização das lan-houses, frequentadas, basicamente, por pessoas com menores níveis de escolaridade. Um dos dados que mais chamam a atenção na TIC Domicílios 2007 é o expressivo crescimento no uso desses centros de acesso pago em todas as regiões do país. O percentual de utilização nesses espaços subiu de 30% em 2006 para 49% no ano seguinte, passando à frente do acesso em domicílios.
Últimos 5 artigos de Eduardo CostaTrecho retirado de:
BARBOSA, R. Inovação, qualidade e Internet no ensino. Material da 4ª. aula da Disciplina Tecnologias Aplicadas ao ensino e aprendizagem, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2009.
Pois bem Eduardo vc tem toda razão, além do serviço ser péssimo de acordo ao q se paga, tem ainda os pacotes q é obrigatoriamente vc ter q assinar para ter a internet.
vc tem toda razão também Roberto Dias! quando vc diz que o "serviço é péssimo em relação ao que se paga", e "ter que asinar pacotes obrigatoriamente quando assina para ter internet" achei genial!
Na minha opinião, esses serviços tendem a aumentar ainda mais, devido ao fator custo, pois eh muito mais barato acessar por uma Lan do q ter um serviço de banda larga em casa, tiro isso por mim e por alguns amigos que adquiriram serviços de banda larga por um custo alto e por péssimos serviços prestados pelas operadoras (não vou citar nomes), sendo esses realizados de forma limitada, não atendendo as perspectivas dos consumidores.
Concordo que os serviços de Internet Banda larga são de qualidade muito inferior ao que se paga, e o quadro parece não mudar tão cedo! Daí a comparar o usuário caseiro de banga larga, com o usuário de Lan, não acho adequada!
A questão não é comparar os usuários, mas sim o custo beneficio do serviço.
Tradicionalmente para se adquirir internet banda larga em casa você OBRIGATÓRIAMENTE tem que possuir outros serviços o que encarece ainda mais. Portanto se você paga R$80,00 pelo acesso (apenas como exemplo) ainda tem o custo de uma assinatura de telefone ou TV por exemplo. Portanto se o usuário for usufruir da internet eventualmente, o custo de pagar uma Lan-Hause acaba sendo menor no final do mês.
Ok Eduardo, que seja como vc entendeu.