O uso da internet no Brasil 6


grafico Pesquisa recente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC, 2008) revela uma série importante de indicadores relacionados ao uso da Internet no Brasil. Não é novidade que o acesso à Internet continua extremamente ligado a fatores sócio-econômicos e regionais, ou seja, quanto maior a renda da família, maior tende a ser a presença de computador com Internet nos domicílios. Em 2007, a Internet atingiu 17% do total de domicílios brasileiros, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, sendo que, destes, 50% utilizam acesso banda larga.

Em contrapartida, a pesquisa também demonstra que quanto menor a renda da população, maior é a utilização das lan-houses, frequentadas, basicamente, por pessoas com menores níveis de escolaridade. Um dos dados que mais chamam a atenção na TIC Domicílios 2007 é o expressivo crescimento no uso desses centros de acesso pago em todas as regiões do país. O percentual de utilização nesses espaços subiu de 30% em 2006 para 49% no ano seguinte, passando à frente do acesso em domicílios.

Trecho retirado de:
BARBOSA, R. Inovação, qualidade e Internet no ensino. Material da 4ª. aula da Disciplina Tecnologias Aplicadas ao ensino e aprendizagem, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2009.

[CETIC, 2008]

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

6 pensamentos em “O uso da internet no Brasil

  • Roberto Dias

    Pois bem Eduardo vc tem toda razão, além do serviço ser péssimo de acordo ao q se paga, tem ainda os pacotes q é obrigatoriamente vc ter q assinar para ter a internet.

    • Marco Antonio

      vc tem toda razão também Roberto Dias! quando vc diz que o "serviço é péssimo em relação ao que se paga", e "ter que asinar pacotes obrigatoriamente quando assina para ter internet" achei genial!

  • Daniel Lima

    Na minha opinião, esses serviços tendem a aumentar ainda mais, devido ao fator custo, pois eh muito mais barato acessar por uma Lan do q ter um serviço de banda larga em casa, tiro isso por mim e por alguns amigos que adquiriram serviços de banda larga por um custo alto e por péssimos serviços prestados pelas operadoras (não vou citar nomes), sendo esses realizados de forma limitada, não atendendo as perspectivas dos consumidores.

    • Marco Antonio

      Concordo que os serviços de Internet Banda larga são de qualidade muito inferior ao que se paga, e o quadro parece não mudar tão cedo! Daí a comparar o usuário caseiro de banga larga, com o usuário de Lan, não acho adequada!

      • Eduardo Costa - Dime

        A questão não é comparar os usuários, mas sim o custo beneficio do serviço.

        Tradicionalmente para se adquirir internet banda larga em casa você OBRIGATÓRIAMENTE tem que possuir outros serviços o que encarece ainda mais. Portanto se você paga R$80,00 pelo acesso (apenas como exemplo) ainda tem o custo de uma assinatura de telefone ou TV por exemplo. Portanto se o usuário for usufruir da internet eventualmente, o custo de pagar uma Lan-Hause acaba sendo menor no final do mês.