Nos meus artigos vou procurar focar em notícias da atualidade com um mix futurista que um dia ainda podemos presenciar. Particularmente eu gosto de tecnologia por ela não ter limites e vou explorar isso nos meus artigos.
Você já ouviu falar no Google, certo? O Google é uma empresa que quer dominar a sua privacidade o maior buscador do mundo. Dispensa apresentações. Até meu priminho de 9 anos sabe buscar no Google!
Entrar no Google para pesquisar já virou rotina de todo mundo muita gente. Alguém já ouviu falar do Yahoo!? e do Live Search?… bem, desses dois últimos poucos ouvimos falar.
O Gigante das buscas tem 89,23% das buscas do mundo inteiro segundo dados da StatCounter (empresa que monitora a audiência dos tráfegos na Web). E, com esse market share eles incomodam muita gente. Especialmente uma empresa chamada Microsoft (a empresa proprietária desse software instalado ai no seu PC).
A Microsoft nunca conseguiu ¼ do trafego do Google e o Yahoo! que estava quase falindo muito menos. Foi ai que a Microsoft pensou… e se eu comprar o Yahoo? tentou, mas não conseguiu.
Foi ai que resolveram agir e em menos de um ano reformaram seu mecanismo de busca Live Search para o atual e mais poderoso. O Bing.
Mesmo assim não desistiram de “namorar” o Yahoo! e anunciaram recentemente que fecharam um acordo para controlar a ferramenta de buscas deles por 10 anos!
Vamos resumir:
- A Microsoft vai controlar o buscador Yahoo! e suas funcionalidades por 10 anos. Todos os sites do Yahoo! (incluindo ai o Yahoo.com) passarão á usar o Bing. Então o Buscador Yahoo! sumirá.
- A Yahoo! Inc. Continuará independente e se focará em serviços como e-mail, rede social e Messenger.
- A Yahoo! Inc. por sua vez cuidará dos anúncios do Bing (que são os links patrocinados que ficam ao lado direito das pesquisas) e ficará com 88% das receitas geradas por estes pelos próximos cinco anos. E, usando a plataforma AdCenter da Microsoft para vender os anúncios.
Muita gente (incluindo ai os magnatas/investidores do Yahoo) estão achando que esse acordo trará prejuízos pois os usuários do Yahoo não irão querem usar o Bing e irão migrar para o Google. Na tese deles a Microsoft é tida como uma empresa “do mal” pelos americanos e estes vão resistir em migrar e acabar dando mais mercado para o dono do Orkut buscador líder.
O Yahoo e a Microsoft têm algo em comum: Os dois tentaram, mas, nenhum dos dois conseguiu ser um forte e bom concorrente para o Google.
É ai que esta a questão. Juntas, as empresas ficarão com aproximadamente 30% de market share, terão escala (visitas o bastante para atrair anunciantes) para vender anúncios e com a equipe, tecnologia e confiabilidade do buscador Yahoo! mais o dinheiro e a disposição da fabricante do Windows poderão aperfeiçoar cada vez mais o Bing. Criando com o Tempo um bom concorrente para o Google. Os sépticos dizem que será difícil mudar o habito de milhões de pessoas para que passem a usar outro mecanismo de busca. Cada um tem a sua opinião e é bom que os outros respeitem. Mas, no passado as pessoas pensavam as mesmas coisas com o Netscape, Apple e IBM.
Ah, mas o Google é diferente… Sim, Claro. Mas você usaria um software mediano sabendo que existe outro melhor e ainda por cima de graça? Fica a questão.
Se a Microsoft conseguir aperfeiçoar seu mecanismo de busca á ponto de bater o Google em relevância e tecnologia, muita gente vai migrar. E o que tiver mais recursos vencerá. Quem viver verá a disputa na atualização dos buscadores. E quem ganha sempre somos nós! meros mortais usuários.
Nesse caso, a parábola “dois elefantes incomodam muita gente” não se aplica. Um elefante incomoda muito mais! e o Google não esta parado. A guerra já começou! E que vença o melhor.
Últimos 5 artigos de Gledson Garcez
Com certeza Davi. E quanta gente usa os serviços Windows Live que vem com o Bing como pesquisa padrão. E a parceria entre HP e Microsoft para tornar o BING padrão nos computadores da maior vendedora de PC's do mundo.
Abraço.
Se a forma de pesquisar e achar no Bing for diferente da do Google, isso acontece rapidinho.
Porque a vários perfis de usuários e cada um pesquisa de um jeito diferente.