É namoro sério. Você trocaria de buscador? 2


clip_image002

Nos meus artigos vou procurar focar em notícias da atualidade com um mix futurista que um dia ainda podemos presenciar. Particularmente eu gosto de tecnologia por ela não ter limites e vou explorar isso nos meus artigos.

Você já ouviu falar no Google, certo? O Google é uma empresa que quer dominar a sua privacidade o maior buscador do mundo. Dispensa apresentações. Até meu priminho de 9 anos sabe buscar no Google!

Entrar no Google para pesquisar já virou rotina de todo mundo muita gente. Alguém já ouviu falar do Yahoo!? e do Live Search?… bem, desses dois últimos poucos ouvimos falar.

O Gigante das buscas tem 89,23% das buscas do mundo inteiro segundo dados da StatCounter (empresa que monitora a audiência dos tráfegos na Web). E, com esse market share eles incomodam muita gente. Especialmente uma empresa chamada Microsoft (a empresa proprietária desse software instalado ai no seu PC).

A Microsoft nunca conseguiu ¼ do trafego do Google e o Yahoo! que estava quase falindo muito menos. Foi ai que a Microsoft pensou… e se eu comprar o Yahoo? tentou, mas não conseguiu.

Foi ai que resolveram agir e em menos de um ano reformaram seu mecanismo de busca Live Search para o atual e mais poderoso. O Bing.

Mesmo assim não desistiram de “namorar” o Yahoo! e anunciaram recentemente que fecharam um acordo para controlar a ferramenta de buscas deles por 10 anos!

Vamos resumir:

  • A Microsoft vai controlar o buscador Yahoo! e suas funcionalidades por 10 anos. Todos os sites do Yahoo! (incluindo ai o Yahoo.com) passarão á usar o Bing. Então o Buscador Yahoo! sumirá.
  • A Yahoo! Inc. Continuará independente e se focará em serviços como e-mail, rede social e Messenger.
  • A Yahoo! Inc. por sua vez cuidará dos anúncios do Bing (que são os links patrocinados que ficam ao lado direito das pesquisas) e ficará com 88% das receitas geradas por estes pelos próximos cinco anos. E, usando a plataforma AdCenter da Microsoft para vender os anúncios.

Muita gente (incluindo ai os magnatas/investidores do Yahoo) estão achando que esse acordo trará prejuízos pois os usuários do Yahoo não irão querem usar o Bing e irão migrar para o Google. Na tese deles a Microsoft é tida como uma empresa “do mal” pelos americanos e estes vão resistir em migrar e acabar dando mais mercado para o dono do Orkut buscador líder.

O Yahoo e a Microsoft têm algo em comum: Os dois tentaram, mas, nenhum dos dois conseguiu ser um forte e bom concorrente para o Google.

É ai que esta a questão. Juntas, as empresas ficarão com aproximadamente 30% de market share, terão escala (visitas o bastante para atrair anunciantes) para vender anúncios e com a equipe, tecnologia e confiabilidade do buscador Yahoo! mais o dinheiro e a disposição da fabricante do Windows poderão aperfeiçoar cada vez mais o Bing. Criando com o Tempo um bom concorrente para o Google. Os sépticos dizem que será difícil mudar o habito de milhões de pessoas para que passem a usar outro mecanismo de busca. Cada um tem a sua opinião e é bom que os outros respeitem. Mas, no passado as pessoas pensavam as mesmas coisas com o Netscape, Apple e IBM.

Ah, mas o Google é diferente… Sim, Claro. Mas você usaria um software mediano sabendo que existe outro melhor e ainda por cima de graça? Fica a questão.

Se a Microsoft conseguir aperfeiçoar seu mecanismo de busca á ponto de bater o Google em relevância e tecnologia, muita gente vai migrar. E o que tiver mais recursos vencerá. Quem viver verá a disputa na atualização dos buscadores. E quem ganha sempre somos nós! meros mortais usuários.

Nesse caso, a parábola “dois elefantes incomodam muita gente” não se aplica. Um elefante incomoda muito mais! e o Google não esta parado. A guerra já começou! E que vença o melhor.

Últimos 5 artigos de Gledson Garcez

Sobre Gledson Garcez

De Santos-SP, estudante de Ciência da Computação, formado em técnico de hardware pela Microcamp e certificado em software livre e ERP pela Intel. Colaborou com o Dimensão Tech de Agosto de 2009 a Janeiro de 2010.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “É namoro sério. Você trocaria de buscador?

  • Gledson Garcez

    Com certeza Davi. E quanta gente usa os serviços Windows Live que vem com o Bing como pesquisa padrão. E a parceria entre HP e Microsoft para tornar o BING padrão nos computadores da maior vendedora de PC's do mundo.

    Abraço.

  • Davi

    Se a forma de pesquisar e achar no Bing for diferente da do Google, isso acontece rapidinho.

    Porque a vários perfis de usuários e cada um pesquisa de um jeito diferente.