Como projetar interfaces gráficas 3


mockup A melhor coisa a se fazer é utilizar lápis, papel e borracha e começar a fazer rascunhos de como você deseja que a interface pareça, é como eu faço. Mas para quem quer se aventurar e desenha-las usando algum programa, tente o Balsamiq Mockups, um software gratuito (apenas a versão online) onde você consegue fazer protótipos de seu sistema.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Como projetar interfaces gráficas

  • Fernando Fonte - Dim

    Eu acho que isso vai de cada um. Minhas ideias sempre fluíram melhor em frente ao PC. Sempre gostei de abrir um formulário em branco, arrastar os componentes e desenhar ali a minha tela. Sem programar nada, sem colocar uma linha de código, só arrastando e posicionando os componentes. Acho bacana este modo que faço, pois já da pra apresentar visualmente para o cliente como será a tela que estou desenvolvendo. Se houver alguma modificação, já é feita ali, sem ter que alterar depois que a mesma já está com códigos digitados por trás.

  • Daniel Lima

    Tudo Bom Eduardo ..

    é um grande mal dos que iniciam hj em dia..

    eu vejo pela empresa que trabalho ..

    muitos já começam a imaginar um layout ou até mesmo uma programação na tela do PC, e não em um papel como seria o correto, pois você já teria uma idéia bem mais clara de como ficaria, facilitando bem mais o trabalho. Eu lembro qdo eu fiz meu Curso Técnico de Informática, onde meu professor exigia que a gente levasse esses papéis tracejados, onde primeiro faziamos o esboço do Sistemas, em Clipper, e depois era só levar para o PC, já definido as linhas e colunas onde estariam posicionados todos os campos.

    Muito interessante esse programa .. vou dar mais uma olhada..

    Abraço

    • Eduardo Costa - Dime Autor do post

      A ansiedade faz com que já vamos logo para a frente do computador e começar a programar, é assim com "todo mundo"… Eu ja acostumei a no minimo criar um esboço do que quero fazer, fica até mais facil imaginar quais componentes gráficos usar, etc.