Google anuncia seu Sistema Operacional 2


chrome

08/07/2009

“Tem sido emocionante estes nove meses desde o lançamento do Google Chrome : atualmente, mais de 30 milhões de pessoas o utilizam. Desenvolvemos o Chrome para as pessoas que vivem na web, que pesquisam informações, utilizam e-mail, ficam por dentro das notícias, fazem suas compras ou simplesmente conversam com os amigos.

No entanto, os sistemas operacionais nos quais são executados os navegadores foram desenvolvidos numa época onde não havia internet. Então, hoje, estamos anunciando um novo projeto: O Sistema Operacional Google Chrome.

É a nossa tentativa de re-pensar o que os sistemas operacionais devem ser.
O Google Chrome OS será um sistema operacional de código aberto, leve e que será inicialmente focado para netbooks. Ainda este ano vamos liberar seu código-fonte e tais produtos com o Google Chrome OS estarão disponíveis para os consumidores no segundo semestre de 2010.

Por já estarmos dialogando com parceiros sobre o projeto e vamos em breve trabalhar com o pessoal de Open-Source, nós quisemos compartilhar nossa visão agora para que todos compreendam o que estamos buscando.
Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS. Nós estamos projetando um sistema operacional para ser muito leve, que seja de inicialização extremamente rápida e que o usuário esteja na web em poucos segundos.

A interface do usuário não é tudo mas também a experiência toda que será voltada à web. E como fizemos para o navegador Google Chrome, estamos redesenhando completamente a arquitetura de segurança de sistemas operacionais, para que os usuários não tenham problemas com vírus, malwares e atualizações de segurança. Um Sistema operacional deve funcionar e pronto!
Google Chrome OS poderá ser executado em x86, bem como chips ARM. Estamos trabalhando também com vários OEMs para trazer uma série de netbooks ao mercado no próximo ano. (…)

Todas as aplicações baseadas na Web serão suportadas e as novas aplicações podem ser escritas utilizando as populares tecnologias web. E, evidentemente, estes aplicativos serão executados não só no Google Chrome OS, mas em qualquer navegador para Windows, Mac e Linux, propiciando aos desenvolvedores uma gama enorme de possibilidades.
O Google Chrome OS é um projeto novo, distinto do Android. O Android foi concebido desde o início para trabalhar em uma variedade de dispositivos, desde telefones até set-top boxes para netbooks.

O Google Chrome OS está sendo criado para pessoas que passam a maior parte do seu tempo na web e será concebido para computadores de qualquer porte. (…)
Ouvimos um monte de usuários e as mensagens são claras: os computadores precisam ser melhores!

(…) As pessoas querem que seus computadores sejam tão bons desde a sua aquisição até o fim de sua vida útil. Querem que seus arquivos sejam acessíveis em qualquer lugar a qualquer hora. (…) Ainda mais importante, eles não querem gastar horas configurando seus computadores para cada peça de hardware, ou ter de se preocupar com constantes atualizações de software.
Temos muito trabalho a fazer e vamos definitivamente precisar de muita ajuda da comunidade Open-Source para realizar esta tarefa. Estamos animados para o que está por vir e esperamos que você também esteja. Fique atento para mais notícias.”

Escrito por Sundar Pichai, Gerente de Produtos e por Linus Upson, Diretor da Engenharia

Retirado do blog oficial da companhia:

http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html

gblog

Traduzido e editado por Gabriel Domingues.

Últimos 5 artigos de Gabriel Angeli

Sobre Gabriel Angeli

De Campinas-SP, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista. Atua como desenvolvedor líder em uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas E.R.P. Gabriel é fanático por games e também adora animação digital, ficção científica e ufologia.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Google anuncia seu Sistema Operacional