Quando comecei a mexer com Linux, foi através de um curso de extensão da faculdade e na época os computadores do laboratório tinham a instalação do Red Hat 9. Como foi a primeira distribuição que eu mexi, foi a que mais gostei. Hoje a Red Hat deixou a parte do Linux Desktop e partiu para a plataforma server e quem está no comando desta distribuição livre é o time da FEDORA.
Atualmente, o Fedora está na versão 10 e como venho acompanhando, na minha opinião, é a versão mais rápida de carregar e também mais fácil de mexer. Lembrando que o gerenciador gráfico é o Gnome, as informações abaixo foram baseadas nele.
O menu é fácil e está dividido em 3 partes:
Applications: Como o nome já diz, aqui você encontra os aplicativos como Office, MSN, IRC, Calculadora, etc. Se for comparar com o Windows, seria o menu Programas, Acessórios.
Places: Links para as pastas principais do usuário como seu Home, Downloads, Music, CD, DVD, Pendrive e Disquete, acesso a redes e procura de arquivos e diretórios. Seria o menu Iniciar do Windows.
System: Aqui dentro irá encontrar configurações do sistema como Gerenciamento de Usuários, configuração de tela, teclado, rede, etc. No Windows seria o Painel de Controle.
A interface gráfica está bem amigável e as configurações de rede tanto sem fio como cabeada estão bem fáceis de configurar.
Abaixo segue alguns screenshots do FEDORA 10:
Que tal instalar e testar o Fedora, se ainda não estiver pronto para compartilhar seu HD com Linux, você pode instalar ele em uma máquina virtual como VMWARE ou VIRTUAL BOX.
Abaixo segue um link da comunidade Viva o Linux, no qual o Andriopj ensina a fazer a instalação.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Fedora-10
Bom fico por aqui, abraços e até a próxima!!
Últimos 5 artigos de Bruno Neves