Conheça o FEDORA 10


logo

Quando comecei a mexer com Linux,  foi através de um curso de extensão da faculdade  e na época os computadores do laboratório tinham a instalação do Red Hat 9. Como foi a primeira distribuição que eu mexi, foi a que mais gostei. Hoje a Red Hat deixou a parte do Linux Desktop e partiu para a plataforma server e quem está no comando desta distribuição livre é o time da FEDORA.

Atualmente, o Fedora está na versão 10 e como venho acompanhando,  na minha opinião, é a versão mais rápida de carregar e também mais fácil de mexer. Lembrando que o gerenciador gráfico é o Gnome, as informações abaixo foram baseadas nele.

O menu é fácil e está dividido em 3 partes:

Applications: Como o nome já diz, aqui você encontra os aplicativos como Office, MSN, IRC, Calculadora, etc. Se for comparar com o Windows, seria o menu Programas, Acessórios.

Places: Links para as pastas principais do usuário como seu Home, Downloads, Music, CD, DVD, Pendrive e Disquete, acesso a redes e procura de arquivos e diretórios. Seria o menu Iniciar do Windows.

System: Aqui dentro irá encontrar configurações do sistema como Gerenciamento de Usuários, configuração de tela, teclado, rede, etc. No Windows seria o Painel de Controle.

A interface gráfica está bem amigável e as configurações de rede tanto sem fio como cabeada estão bem fáceis de configurar.

Abaixo segue alguns screenshots do FEDORA 10:

fedora1

fedora2

fedora3

Que tal instalar e testar o Fedora, se ainda não estiver pronto para compartilhar seu HD com Linux, você pode instalar ele em uma máquina virtual como VMWARE ou VIRTUAL BOX.
Abaixo segue um link da comunidade Viva o Linux, no qual o Andriopj ensina a fazer a instalação.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Fedora-10

Bom fico por aqui, abraços e até a próxima!!

Últimos 5 artigos de Bruno Neves

Sobre Bruno Neves

De Campinas-SP, bacharel em Sistemas de Informação e pós graduando em Redes e Telecomunicações. Trabalha atualmente como Especialista Unix na IBM em Hortolândia-SP. Teve contato com Linux pela primeira vez em Novembro de 2004 através de um curso de Extensão que a Faculdade oferecia. Se tornou membro da comunidade Viva o Linux e desde então foi aprendendo e conhecendo este sistema operacional flexível, robusto e estável. Atualmente tem conhecimento nos Sistemas Operacionais Solaris 9 e 10, AIX 5.3 e 6.1, HP-UX, Red-Hat Enterprise 4 e 5. Utiliza a distribuição Slackware 11, mas sua jornada começou com Red-hat 9, Fedora Core 1, 2, 3, Slackware 10.1, 10.2 e 11.

Deixe uma resposta