Seus dados a deriva na nuvem 1


nuvem

Hoje muito se fala na tal nuvem e como seus dados estão espalhados por ela. Serviços como Google Docs, Flirck, Microsoft Office Live, SkyDrive, Picasa entre outros, fornecem serviços de armazenamento de arquivos, documentos, fotos e vídeos, oferecendo a você acesso total de onde quiser, quando quiser. Mas na prática não é bem assim.

Falhas recentes em algumas ferramentas online do Google vem deixando seus usuários preocupados quanto a disponibilidade e segurança de seus dados guardados com esta empresa. O mesmo acontece do lado do usuário, que possui acesso precário com a internet, sofrendo muitas vezes interrupções que nem sempre são justificadas, sequer re-embolsadas.

O modelo de computação em nuvem é muito promissor, possibilitando que no futuro, você acesse os seus dados do computador, do carro, do celular e até da sua geladeira com um enorme painel LCD. Porém, vários pontos devem ser muito bem estudados, como a segurança, a disponibilidade, as formas de acesso, e principalmente as responsabilidades das empresas e usuários. Na forma em que a internet é disponibilizada hoje, é praticamente inviável este modelo de distribuição de dados. Banda larga que não chega a todo o país, muitas conexões discadas, 3G com velocidades irrisórias e instáveis, empresas que lançam os seus serviços como “betas eternos”, tirando de si a responsabilidade de falhas e roubo de informações.

Hoje, fica por sua conta e risco publicar os seus documentos na nuvem. Se o céu estiver limpo e azul, você não terá para quem reclamar. Azar o seu.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Seus dados a deriva na nuvem

  • GRZ

    Compartilho do mesmo pensamento. E quando precisarmos dos nossos arquivos e nada estiver funcionando? e quando um hacker invadir o servidor da empresa e roubar dados?