Toda empresa de TI deveria ter bem definida sua cultura organizacional. Cultura organizacional é um conjunto de características-chave que a organização valoriza. Uma cultura organizacional forte é aquela em que os valores essenciais são intensamente acatados e amplamente compartilhados (Wiener, 1988). Quanto mais membros aceitarem os valores e quanto mais se comprometerem com eles, mais forte será a cultura.
Consequentemente, uma cultura forte tem influencia maior sobre o comportamento dos seus membros (alto controle comportamental). Outra consequência é o índice mais baixo de rotatividade da força de trabalho. Uma cultura forte demonstra elevado grau de concordância entre seus membros em relação aos pontos de vista da organização.
Essa unanimidade gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, qualidades que, por sua vez, reduzem a propensão dos funcionários a deixar a organização (Mowday et al., 1982).
Por fim, quanto mais forte a cultura organizacional, menos os administradores
precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o
comportamento dos funcionários; essa orientação é assimilada por eles à medida que
aceitam a cultura organizacional.
A criação de uma cultura começa com os fundadores da empresa, os responsáveis
pelo principal impacto sobre a cultura inicial da organização. Não limitados por costumes ou ideologias pregressas, eles têm a visão daquilo que a organização deve ser. O processo de criação de uma cultura ocorre de três maneiras (Schein, 1996): primeiro, os fundadores só contratam e mantém funcionários que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles, em seguida, doutrinam e socializam esses funcionários de acordo com sua forma de pensar e sentir, por fim, o comportamento dos fundadores age como modelo que encoraja os funcionários a se identificarem com ele e assimilarem seus valores, convicções e premissas. Após o estabelecimento de uma cultura, existem práticas dentro da organização que visam mantê-la viva, sendo as principais as práticas de seleção, ações dos dirigentes e métodos de socialização.
Fonte:
SALLUM, J. A. Cultura Organizacional. Material da 2ª. aula da
Disciplina Perfil Corporativo, Crenças e Valores, Programas
Institucionais, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
em Didática e Metodologia do Ensino Superior – Programa
Permanente de Capacitação Docente. Valinhos, SP: Anhanguera
Educacional, 2009.
O grande problema é que muitas empresas nem sabem o real significado da palavra cultura.