Estamos indo para a direção correta? 2


Nature

O atual crescimento da economia (como o denominamos) não joga no mesmo time que sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Quem afirma isto é o filósofo e matemático inglês Tim Jackson em entrevista para a revista Superinteressante.

Jackson defende que não conseguiremos reduzir a emissão de gases do efeito estufa sem que remodelemos o conceito que temos hoje de crescimento:

Um trecho da entrevista:

Super:É possível fazer a economia crescer e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases nocivos?”

Jackson:Sim, acredito que seja possível. Em algumas nações desenvolvidas já podemos perceber estas tendências. Globalmente, o melhor que se observa é algo que ainda está em processo, onde as emissões vêm sendo controladas e seu aumento têm sido mais lento que o ritmo do crescimento econômico. Temos como exemplo alguns dos países signatários do protocolo de Kyoto, como o Reino Unido, que vem seguindo as regras de diminuição mundial, mas ainda não está atendendo às expectativas internas. Porém, em alguns segmentos produtivos, como nas indústrias de cimento, metais e bauxita, a tendência é pior que essa. Esses crescem acima da taxa de expansão da economia. Estamos indo para a direção errada! Acreditar que as emissões vão diminuir enquanto a economia continua crescendo é a receita do desastre.”

Resumindo, Jackson afirma que as pessoas precisam mudar a forma de pensar, principalmente da maneira capitalista como estamos acostumados. Outro ponto importante é ter sabedoria para comprar com moderação, pensando mais de uma vez e tendo certeza de que você realmente precisa daquele produto. A longo prazo podemos acostumar com esta maneira de pensar e veremos que a qualidade de nossas vidas será melhor, mais saudável e ao mesmo tempo contribuiremos para a diminuição de emissão de gases do efeito estufa e não esgotaremos os recursos naturais do planeta.

Fonte: Revista Superinteressante. Edição: 260 – Dez/2008

Leitura recomendada: Revistas Superinteressante.

Sites recomendados:

http://www.superinteressante.com.br/

http://www.planetasustentavel.com.br/

www.greenpeace.org.br

Últimos 5 artigos de Gabriel Angeli

Sobre Gabriel Angeli

De Campinas-SP, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista. Atua como desenvolvedor líder em uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas E.R.P. Gabriel é fanático por games e também adora animação digital, ficção científica e ufologia.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Estamos indo para a direção correta?

  • Fernando Fonte - Dim

    Existem alguns países que já estão se preocupando com isso, porém ainda são minoria. O Brasil mesmo, com um fluxo hidrográfico que possuí, não teria o porque fazer uma nova usina nuclear em Angra, mas está fazendo.

    Creio que os governantes mundias só irão se preocupar realmente quando já for tarde de mais, e o planeta caminhar para a sua destruição. Tomara que alguém acorde para ver o que está acontecendo e logo.

  • Anderson C Camargo

    Esse é o lado positivo que uma crise economica como esta que passamos pode trazer para a humanidade : reduzir a emissão de carbono na atmosfera (pelo menos momentaneamente).

    Quem sabe temos um chance de que quando a tempestade passar este efeito positivo seja mantido e, caminhemos para um mundo melhor para todo nova geração que ainda está por vir.

    É importante que conversemos mais sobre este assunto.

    Parabéns pela nota Gabriel!