A Inteligência Coletiva 3


Teclado Outro dia eu estava em São Paulo e um camarada disse assim : “O quê faz um blog ter sucesso? Ter acesso ou ter comentário?

Tem muita gente que escreve num blog numa tentativa de dar um IBOPE pessoal, marketing… porque acredita que esta possibilidade quase que imediata de tornar-se visível para o mundo possa render-lhes  alguns créditos perante a um headhunter ou coisa assim.

Tem gente que escreve para se confortar. Outro dia li no Correio (jornal local da cidade) sobre uma mulher que começou a blogar para amenizar as dores da perda de uma filha; virou um sucesso seu blog.

O fato é que quem escreve, escreve. Eu mesmo comecei a blogar a pedidos do Fernando, que era meu aluno. No fundo, no fundo foi mais no sentido de contribuir para com a sua iniciativa/pioneirismo dentro da faculdade. Achei legal e que como professor deveria incentivar. Daí, então, descobri que era um excelente canal no sentido de devolver  ao mundo um pouco da minha experiência de vida em tecnologia da informação.

Blogar, então, para mim virou uma maneira de se expressar. Mais que um resgate de uma habilidade que havia sido esquecida com o tempo dentro de mim mesmo (a escrita) , um meio de contribuir para com o mundo devolvendo conhecimento.

O legal é que agora com a internet a gente não escreve apenas para um ou alguns; a gente escreve para todos.

É um mundo inteligente, das pessoas interconectadas. Dizem os futurólogos que um dia tudo vai estar conectado na internet (a casa, o carro, eletrodomésticos, etc). Bem vindos ao novo mundo!

Blogar, no fundo , então, é tirar proveito da inteligência coletiva. Neste sentido tenho que tirar o chapéu para o Fernando pois ele enxergou isto muito antes de mim…

É isso aí Fernando!

Últimos 5 artigos de Anderson Camargo

Sobre Anderson Camargo

De Campinas-SP, bacharel em Análise de Sistemas e pós graduado em Gestão Empresarial (MBA Executivo). Certificado em ITIL, atua como professor do curso de Ciência da Computação na Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “A Inteligência Coletiva

  • Gabriel Domingues -

    Acho interessante como o ser humano consegue se adaptar em momentos de dificuldade.

    A superação claro é individual e demonstra a natureza de cada um, mas ao menos, como o Anderson comentou, talvez momentos como este de crise mundial sirvam de lição para que, de uma vez por todas, acreditemos no potencial humano e na capacidade que temos de mudar nossa trajetória para um futuro de progresso real, consistente e sadio.

  • Eduardo Costa - Dime

    Agora por que escrever para um blog ?!

    Cada um deve ter sua motivação para isso.

    Meses atrás assisti no Jornal que com a crise nos EUA e cada dia mais pessoas ficando desempregada,

    tem aumentado muito o numero de blogs nos estados unidos. Tinha blog já com muitos acessos que divulgava serviços gratuitos nos EUA e outro de uma senhora que ensinava a preparar comidas com baixo custo por exemplo

    Enquanto alguns só enxergam crise, outros vêem oportunidade.

  • Eduardo Costa - Dime

    Boa Anderson,

     

    saber o que faz com que um blog tenha sucesso é difícil depende do que o mantedor entende como sucesso.

    É claro que gostaríamos que um blog como o dimensaotech tenha cada vez mais acesso, isso talvez demonstre que ele é popular mas não necessariamente sucesso.

    Quantidade de comentário não é uma boa medida, segundo um estudo de Jakob Nielsen sobre participação e comunidades virtuais (emails, blog etc)
    http://www.useit.com/alertbox/participation_inequ

     

    90% dos usuários lêem e observam mas não contribui (no caso de blogs com comentários ou artigos)

    9% contribuir não é prioridade e contribuem de vez em quando

    1% são aqueles que frequentemente contribuem