Telescópio Kepler em busca de novos planetas 2


Kepler

Nesta madrugada será lançado ao espaço pela Nasa o telescópio Kepler. O lançamento ocorrerá as 22h49 na Flórida (0h49 de Sábado em Brasília) e poderá ser acompanhado ao vivo pela Nasa TV (www.nasa.gov/ntv). A Nasa batizou o telescópio de “Kepler” em homenagem ao astrônomo alemão do século XVII Johannes Kepler, que descobriu que os planetas giram em torno do Sol.

O objetivo do telescópio é observar fixamente durante três anos uma determinada região do universo rica em estrelas. Dotado de dispositivos coletores de luz super sensíveis, o Kepler pode detectar pequenas mudanças nos números de fótons emitidos por uma estrela, normalmente ocasionada pela passagem de um pequeno planeta na frente dela. Com isso, será possível identificar novos planetas do tamanho da Terra e calcular a distancia do planeta em relação ao seu Sol e com isso a possibilidade de existir água no estado líquido, que é um ingrediente essencial para a vida.

Mas que vida? A vida da forma que conhecemos depende de água, mas como nosso conhecimento se limita somente aquilo que vimos na Terra, como podemos ter certeza que toda vida depende de água? Podemos supor que existam outras formas de vidas, mas totalmente diferentes da que conhecemos hoje, como algo baseado em energia por exemplo. Provavelmente deve existir alguma forma de consciência viva mas não materializada da forma que temos hoje. Não da pra saber sequer se ela pode ser vista ou então reconhecida pela visão humana.

Animação do Kepler

Muitas perguntas, poucas respostas. Tomara que o Kepler nos ajuda a responder algumas.

Fonte: Diversas no Google News.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Telescópio Kepler em busca de novos planetas

  • Eduardo Costa - Dime

    Por conhecidencia ouvi hoje uma entrevista com Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira, nela Ganem fala que os investimento em tecnologia espacial no Brasil são relativamente baixos e se igualam ao que a Holanda pais menor que o estado de minas investe em tecnologia espacial. Ele explica que o Brasil tem uma posição geografica estratégica para lançamento de foguetes e que nossa base de lançamento em Alcantara não é explorada como deveria. Ao contrario, esta sofrendo cortes territoriais pelo governo.

    Para quem tiver interesse de ouvir a entrevista:
    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-

    • Fernando Fonte - Dim

      Aqui no Brasil parece que é padrão o modelo de cortes de verbas para Ciência e Tecnologia. Sempre que precisa cortar gastos são essas áreas as primeiras a serem afetadas. Agora gastos com despesas de gabinetes e obras superfaturadas não sofrem sequer nenhuma alteração. É lamentável.