IBM comprando a Sun? Penso no MySQL 2


IBM X Sun

Hoje o mundo acordou com uma notícia divulgada pelo Wall Street Journal de uma possível negociação da IBM para a compra da Sun. Essa compra poderia fortalecer os negócios da IBM no mercado de servidores corporativos acirrando a disputa com a rival HP. A IBM e a Sun também competem neste mercado.

Se realmente o negócio for concretizado, a divisão de software da Sun me deixa um pouco preocupado. Não pelo Java, já que a IBM é um dos maiores desenvolvedores de softwares nessa linguagem e com certeza cuidará bem dela, mas sim o MySQL. Adquirido em Janeiro de 2008 pela Sun, o banco de dados MySQL compete direto com o DB2 da IBM e também com o SQL Server da Microsoft e com o Oracle. Como dois bancos poderiam coexistir na mão da mesma mantenedora já que eles rivalizam entre si? É complicado imaginar neste momento.

Muitos ainda não sabem, mas a licença do MySQL mudou há algum tempo e ele não é tão gratuito como era antigamente. Resumindo, se o software que o utiliza é gratuito, o banco também é, agora se o software tiver alguma licença comercial, o MySQL também terá. Por isso podemos usar livremente o banco de dados com programas como WordPress, Joomla, Drupal entre muitos outros. Uma tática da IBM para reduzir a participação do MySQL no mercado seria alterar toda a licença para comercial, fazendo com que ele se torne pago em qualquer tipo de utilização.

Por enquanto só podemos especular, mas que já da um certo receio esta negociação já da.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “IBM comprando a Sun? Penso no MySQL