A origem das “Leis de Murphy” 2


unlucky

Provavelmente, todo mundo sabe que a possibilidade de erros e problemas é conhecida como Lei de Murphy. O enunciado é o seguinte:

  • Se algo de errado tiver que acontecer, acontecerá (If anything can go wrong, it Will)

A Lei tem um enunciado alternativo:

  • Se algo errado tiver que acontecer, acontecerá, no pior momento possível (If anything can go wrong, it Will, at the worst possible moment).

As origens das Leis são cercadas de lenda. A versão mais plausível estabelece que:

Edward A. Murphy, Jr., um capitão da Usaf, em 1949, participava de uma experiência na qual 16 sensores de aceleração deveriam ser instalados no corpo de uma cobaia humana. O equipamento serviria para registrar os batimentos cardíacos e a respiração. Havia duas maneiras de colar os sensores, a maneira correta e a maneira errada. Foi exatamente o que alguém fez: colou os 16 sensores da maneira errada. Murphy então formulou a lei em seu enunciado original:

Se houver diferentes maneiras de fazer algo, e uma delas produzir uma catástrofe, alguém a escolherá. (If there are two or more ways to do something, and one of those ways can result in a catastrophe, then someone will do it)

Numa entrevista coletiva alguns dias mais tarde, Murphy citou a Lei com o enunciado que se tornou conhecido. A lei de Murphy “pegou” e tornou-se uma mania.  Espalhou-se rapidamente, principalmente dentro de grupos técnicos, modificou-se e gerou um movimento contínuo de criação de leis adicionais.

Quem trabalha com TI conhece muito bem as leis de Murphy não é?!
E você conhece alguma lei de Murphy, deixe seu comentário aqui no blog.

Fonte Livro: Maximiniano A. C, Administração de Projetos, Como tranformar ideias em resultados.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “A origem das “Leis de Murphy”

  • Fernando Fonte - Dim

    Isso me fez lembrar os anos de 1994/95. Comprei um PC 586 com uma impressora Epson LX-810. O pessoal que me vendeu o computador já tinha deixado algumas coisas no HD dele e uma delas era um TXT com várias leis de Murphy. Imprimi as 5 páginas num formulário contínuo pela velha impressora só para compartilhar com os amigos na escola. Nossa, que saudosismo deu agora! 😉