Em software, aparência ainda é importante 4


Aparencia_Tudo

Que me desculpem os softwares feios e de interface sofrível, mas aparência ainda é tudo. Que digam os sistemas operacionais. Tanto Windows, como Linux e o Mac passaram por mudanças e aprimoramentos significativos em suas interfaces gráficas durante os anos, porque afinal, ainda damos um valor especial aquilo que agrada aos olhos. É verdade que outros softwares também passaram por esta evolução, como antivírus, media players, mensageiros instantâneos entre outros. Porém ainda há um segmento que insiste em continuar feio, sem proporcionar a quem usa aquele prazer visual. São os Sistemas Comerciais ou ERP’s das mais diversas softhouses.

Estes sistemas que fazem cadastro de clientes, de fornecedores, produtos, estoques, contas a pagar e  receber entre outros, ficaram parados no tempo e não evoluíram suas interfaces. Na sua maioria, ainda possuem ícones de 16 cores da época do Windows 3.11, formulários cinzas ou com cores berrantes e campos espelhados sem muito sentido.

Você acha que estou exagerando? Então faça uma consulta ao Google Imagens clicando aqui e se surpreenda.

Até um ERP que figura entre um dos mais utilizados no Brasil sofre deste mal:

Screenshot_EMS

O que será que falta para os desenvolvedores reverem seus conceitos e começarem a criar novas interfaces de acordo com o restante dos aplicativos que você usa no seu dia a dia?

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Em software, aparência ainda é importante

  • Marco Antonio

    estudo "tecnologia em desenvolvimento e análise de sistemas", na FAC4 de campinas, estamos na fase da implementação do software relativo ao nosso TCC,(ultimo semestre) porém, quanto as IHM, tivemos apenas no semestre passado, a SORTE de 2 Mestres, oferecerem material para trabalhar IHM! Acho que deveria ser dado muito mais atenção a isso, desde o começo, pois muitas matérias que temos, chegam a ter horas de repetição dadas em outras semestres!

  • Fausto Ferreira

    Concordo com Viana, realmente temos que nos preparar para que ao desenvolver o software, consideremos também o design, pois atualmente o mercado procura uma interface amigável para usuário final também.

  • Fausto Ferreira

    Realmente, concordo com Viana, pois geralmente a maioria dos programadores não tem preocupação com o design e somente no resultado de utilização do software desenvolvido. Para isto temos que aprimorar nossa visão de profissionais, buscando adquirir esta percepção de design, com isto teremos uma aceitação maior no mercado.