Videogame estraga a TV 4


VG_TV_Quebrada

Meu pai nunca ligou para isso, mas minha mãe sempre dizia que o videogame estragava a TV. Chegar perto da TV colorida da sala com ele na mão era motivo de berros e algumas chineladas. Quem presenciou a primeira geração de videogames deve ter se frustado ao jogar seu Atari 2600 com jogos incrivelmente coloridos em televisores preto e branco. Este foi o meu caso.

Em uma época de televisores caros e de qualidade duvidosa – comumente davam problemas – aliados a falta de informação sobre os consoles que eram novidades aqui no Brasil, surgiu este mito que o aparelho danificava as TV’s. Era só ter um vizinho que deixava o filho dele jogar na TV principal onde esta queimou durante uma tempestade de raios para você nunca, eu disse nunca poder jogar naquela magnífica TV de 20” da sala! Tudo servia para reforçar o mito.VG_TV_Atari

Sem entradas de Audio/Video, S-Video e muito menos HDMI, os consoles primários eram ligados usando uma espécie de Switch que dividia o sinal de RF entre o videogame e a antena convencional. Nada mudava na forma do sinal, a não ser a sua intensidade e qualidade que era bem melhor que o da antena.

tvswitch_2_large

Uma pena! Todos os jogos do Atari e alguns do Master System, eu só fui ver como eram coloridos em emuladores nos dias atuais. No meu quarto, eu tinha uma TV Philco-Ford de 20”, porém preta e branca, com uma tela de vidro roxo que “simulava” a sensação de cores. Aquilo só me atrapalhava e depois de um tempo, retirei esse acessório. A TV era herança dos meus avós, e mesmo sendo muito antiga, nunca me deixou na mão. Já a TV colorida que ficava na sala, precisou de um tubo novo. Naquela época, ficava mais barato reparar do que comprar uma nova.

VG_TV_JogoPB02 VG_TV_JogoPB01

Hoje, meu filho joga seu Playstation 2 em uma TV 21” tela plana dedicada só para os jogos dele. Meu pai já se foi, mas minha mãe ainda acha que o videogame estraga a TV…

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Videogame estraga a TV

  • cardoso

    O melhor era quando a gente explicava pela 346734a vez que se não tiver imagem na TV é só ir na caixinha e mudar de game pra tv, mas mesmo assim chamavam dando esporro, quando esquecia-mos.

    Isso, claro, era PROVA de que o videogame estragava a TV.

  • gabriel vilarubia

    A afirmação tem parte de VERDADE; – Ocorre que em muitos video-games há partes da imagem que ficam PARADAS principalmente as CLARAS, que poderão GRAVAR no TUBO, se permanecerem POR MUITO TEMPO ou USO FREQÜENTE. Isto pode ocorrer com qualquer imagem colocada em um TV ou um MONITOR. (De CPU por exemplo. – Por isto se deve utilizar o PROTETOR DE TELA, com imagem ESCURA e em MOVIMENTO).
    No mais, a não ser pelo tempo de uso, NÃO HÁ OUTRO PROBLEMA.
    OBS:- O tubo de imagem se desgasta mais rapidamente com imagens CLARAS. Se você puder, não deixe a TV ligada SEM UTILIZAR que poupara o tempo de vida do tubo.

  • Rodrigo

    Muito engraçado isso
    nessa epoca eu morava em um apartamente que usava um sistema de antena coletiva
    Quando eu ow meus amigos jogavam , todos os outros apartamentos q sintonizavam o canal 3 podia ver a gente jogando isso era motivo de mta risada depois do jogo
    Abração a todos do blog
    Parabens

  • Gabriel - Dimens&ati

    Nuuusss!!

    Verdade! Estragar a TV em casa não estragou não, mas toda a vez que eu jogava Punch Out em minha TV todos da casa ao lado assistiam as "sombras" do jogo na tela devido as interferências..

    😀