Engenharia, uma área promissora


engenharia

Quem ainda não escolheu um curso e gostam de ciências exatas podem ter esta decisão facilitada: o país está atrás de engenheiros. Há uma intensa procura por profissionais da área de engenharia, sobretudo por causa dos crescentes e recentes investimentos em infra-estrutura, meio ambiente, saneamento, energia, ampliação de grandes empresas, do setor imobiliário e em decorrência das descobertas de gás natural e petróleo, além dos recordes do setor automotivo.

Segundo um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), esses profissionais estão escassos. O Brasil tem hoje seis engenheiros para cada grupo de 100 mil pessoas, quando o ideal deveria ser de pelo menos 25 por cada 100 mil habitantes, para dar conta das vagas atualmente abertas. O número de engenheiros formados todo ano no país também é baixo. Em 2006, cerca de 30 mil estudantes brasileiros saíram da universidade diplomados em engenharia, enquanto que a Coreia do Sul graduou aproximadamente 80 mil engenheiros.

Leia a reportagem da revista Veja: Procura-se um engenheiro

Fonte: Boletim Anhanguera – Ano III nº 42 Jan/09

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta