Cadê os seus dados nas nuvens?


DT_Computacao_Nuvel Ultimamente estamos ouvindo os termos Computação nas Nuvens, Cloud Computing e SaaS – Software-as-a-Service (Software como Serviço), mas o que é isso afinal?

Estes termos referem-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, como planilhas, processadores de textos, emails e até um sistema operacional completo. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem, no caso, a Internet.

Neste modelo de computação, os dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, hospedados em data centers espalhados pelo globo, e acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível (computadores, vídeo games, celulares, conversores de TV digital, entre outros).

A Wikipedia destaca uma frase interessante:

Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, essa utopia passa a ganhar espaço no mundo tecnológico, mas ninguém pode afirmar ainda se dará certo ou não. Guardar arquivos na Web, utilizar programas virtuais deixando de lado os computadores domésticos em si e reforçar a idéia que tudo é de todos e ninguém é de ninguém não é uma coisa que seria bem vista por todos.

DT_Datacenter É um pouco complexo imaginarmos a aplicação real dessa tecnologia no futuro, mas sem paranóia, podemos imaginar: Onde estarão os meus dados no momento que eu mais precisar? Quem nunca precisou mandar um email ou acessar um site com urgência e ao chegar em casa, a conexão com a Internet estava indisponível devido alguma pane na rede? Por mais que tenhamos a garantia de quem ofereça o serviço nas nuvem (Google, Microsoft, Amazon, etc) de que os dados sempre estarão disponíveis em seus servidores, ainda dependeremos das operadoras nacionais, que levam a conexão até as nossas casas e empresas, com tecnologias que estão sujeitas a falhas.

É algo que tem muito a se pensar ainda, discutir e traçar os melhores planos para que em caso de falhas, as mesmas não sejam tão catastróficas em uma economia totalmente globalizada e informatizada.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta