Aprenda a usar o Eclipse 1


Eclipse O Eclipse é uma ferramenta para desenvolvimento de software bastante poderosa. Com o Eclipse programa-se em Java, PHP, HTML e muito mais, a variedade de recursos que pode ser adicionado através dos chamados Plug-ins de forma fácil e rápida é um grande diferencial desta ferramenta.

Acredito que todo profissional precisa dominar sua ferramenta de trabalho, o marceneiro precisa dominar o formão para dar forma a sua obra assim como o programador precisa dominar sua ferramenta de desenvolvimento para se tornar mais produtivo e codificar com maior qualidade.  Neste artigo vou mostrar como dar inicio no uso do Eclipse para aqueles que querem utiliza-lo como ferramenta de desenvolvimento.

Instalando o Eclipse

Faça o download do eclipse aqui. Sugiro baixar a versão em Inglês, os termos utilizados na versão em Inglês são bem próximo da linguagem de programação e quando traduzidos para o português tem significados nada intuitivo. Você precisa ter instalado o Java Runtime Environment (JRE) para usar-lo. Caso não tenha o Java (JRE) instalado em seu computador baixe-o pelo site da Sun.

Instalar o eclipse é uma tarefa relativamente simples, se você baixou o pacote .zip basta, descomprimir  o arquivo em qualquer local de seu computador. Para inicializa-lo execute o arquivo eclipse.exe no Windows ou eclipse.sh no Linux.

Agora vamos a alguns conceitos básicos.

1. Perspectivas

As perspectivas mostram todas funcionalidades associadas a determinadas tarefas, por exemplo, a ‘Perspectiva Java’ esta associada a todas ferramentas necessária para criar aplicações em Java. Cada perspectiva tem uma visual (View) padrão, abas e editores apropriados para cada tarefa. Se uma view ou editor for movida para outro local, o eclipse ira guardar esta nova posição que se manterá da próxima vez que você retornar a ela.

Abrindo Perspectivas

Perspectivas são abertas selecionando o menu Window > Open Perspective..> Other..
será mostrado a lista completa de perspectivas, ou através do  ícone localizado no canto superior direito da tela. Existem 8 perspectivas padrão no eclipse, mas outras perspectivas podem ser listadas quando plug-ins são adicionados. A descrição das 8 perspectivas esta listado abaixo:

CVS Repository Exploring : fornece ferramentas para o usuário conectar e explorar repositórios CVS.

Debug : fornece ferramentas para o usuário criar Breakpoints no código, e visualizar o valor de variáveis em determinado ponto. Com esta perspectiva é possível encontrar problemas no código com mais facilidade.

Java : fornece ferramentas para o usuário criar e explorar de forma fácil projetos Java.

Java Browsing : fornece ferramentas para usuário mover rapidamente entre pacotes, classes, e membros de classe em todos projetos java (Java projects) abertos “em um mesmo eclipse” (workbench).

Java Type Hierarchy : fornece ferramentas para o usuário visualizar rapidamente a Hierarquia de arquivos presentes em um projeto java.

Plug-in Development : fornece ferramentas para o usuário criar plug-ins para o eclipse.

Resource : fornece ferramentas gerais para o usuário criar ou manipular arquivos. Esta é a perspectiva padrão.

Team Synchronizing : fornece ferramentas para o desenvolvedor sincronizar suas modificações com repositórios CVS afim de encontrar diferenças.

2. Criando um Projeto Java

Existem quatro maneiras de criar um projeto Java

1. Escolha File > New > Project,

2. Clique na seta do botão existente no canto esquerdo da janela. Selecione Project,

3. Clicar com o botão direito no “Package Explorer” presente na perspectiva Java, e selecionar Project, ou

4. Clicar no ícone da barra de ferramentas.

Selecione Java project e clique em Next. (Figura 1)

fig1

Em seguida de um nome ao projeto. Crie uma pasta src ou bin para suas classe Java e arquivos compilados .class selecionando o botão de radio Create separate source and output folders abaixo de Project layout na janela New Java Project. A pasta de código padrão é src/ e de compilação bin/. Você pode mudar esse nomes clicando no link Configure default… . Clique no botão Next. (Figura2)

fig2

A próxima janela ira mostrar quatro abas (tab): Source, Projects, Libraries, Order and Export. A aba source configura o local do código fonte e a saída dos arquivos java. A aba project permite conectar este novo projeto java a outros projeto java. A aba libraries permite adicionar bibliotecas java que podem ser necessária. As abas order e export determinam a ordem de compilação e como o projeto java será exportado. Faça as mudanças necessária e clique no botão Finish. Se você não estiver na perspectiva java, o eclipse vai perguntar se você quer mudar para ela. (Figura 3)

fig3

3. Criando um Pacote Java

Existem quatro maneiras de criar um pacote (package) java. Primeiro selecione o projeto onde deseja criar o pacote.

1. Selecione File > New > Package,

2. Clique na seta no canto superior esquerdo da barra de ferramentas. Selecione Package,

3. Clique com o botão direito sobre o projeto no “Package Explorer” de sua perspectiva java, e escolha a opção Package, ou

4. Clique sobre o ícone na barra de ferramentas.

Certifique-se que você esteja criando o package no projeto certo. Dê ao package um nome de clique em Finish. (Figura 4)

fig4

4. Criando uma Classe Java

Existem quatro maneiras de se criar uma classe em java. Primeiro selecione o package onde deseja criar a classe. Em seguida.

1. Selecione File > New > Class

2. Clique sobre a seta no canto superior esquerdo da barra de ferramentas. Selecione Class,

3. Clique com o botão direito sobre o projeto no “Package Explorer” de sua perspectiva java, e escolha a opção Class, ou

4. Clique sobre a seta do ícone na barra de ferramentas. e escolha a opção Class.

Certifique-se que você esteja criando a classe no package certo. Dê a ela um nome.

  • Use o botão Browse para procurar por uma super classe que sua classe possa herdar.
  • Use o botão Add para adicionar interfaces a qual sua classe possa implementar.
  • Marque a opção public static void main(String [] args) se a classe que você esta criando será uma aplicação inicializável.
  • Marque a opção Inherit abstract methods caso que queira que sua classe herde os métodos abstratos da super classe herdada.
  • Clique em Finish. A nova classe será aberta no modo editor.

fig5

Aprenda mais:
The Official Eclipse FAQs
Eclipse Resources
Eclipse Plugin Central

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Aprenda a usar o Eclipse