Tecnologia aplicada à educação 3


Educacao_Tecnologia Salve amigos do Dimensão Tech! Neste artigo quero abordar um assunto que vem ganhando destaque – A Tecnologia Aplicada à Educação.

Quando pensamos em sistema de gestão, lembramos sempre daqueles voltados para controle de finanças, área contábil, movimentação de produtos, etc. E no mercado há uma grande variedade do gênero, correto? Pouco se houve falar em software de gestão educacional ou até mesmo em empresas especializadas em oferecer soluções para automatização das rotinas existentes em uma entidade de ensino. Mas, imagine um programa que permita controlar as notas e freqüência dos alunos, horários e ementa das aulas, comentários de professores sobre o comportamento de cada aluno e a possibilidade de disponibilizar na internet estas informações aos pais e professores. Fantástico não?

Algumas escolas da rede particular já contam com estes recursos que fazem uso da tecnologia para aperfeiçoar a administração do histórico escolar dos alunos. Agora, além do sistema de gestão escolar, imagine um moderno laboratório de informática com máquinas robustas que permite os alunos trabalhar com imagens, vídeos, programas educacionais, oferecendo acesso rápido à internet para fazer pesquisas, ou até mesmo usando, por exemplo, o Google Earth nas aulas de geografia e história.

Infelizmente, todas as facilidades citadas fazem parte da realidade de pouquíssimas escolas da rede particular. Claro que se trata de uma área ainda pouco explorada pelos profissionais de tecnologia e que por sinal pode render bons frutos, pois é um campo carente de soluções modernas.

Inúmeras são as facilidades que temos hoje em dia que podem ser utilizadas para melhorar o processo de disseminação do conhecimento. Veja alguns exemplos:
– Utilizar o conceito de colaboração baseado em Wiki, um espaço virtual para que os alunos possam desenvolver trabalhos em grupo.
– Trazer mais interatividade as aulas utilizando videoconferência que pode ser empregada como uma espécie de aula de reforço, onde materiais ficam disponíveis na internet.
– Disponibilização de gabaritos e notas de provas na internet.
– Tecnologia Wireless, que oferece mobilidade aos alunos dentro das dependências da escola.

Bom, isso são apenas algumas idéias, mas que podem ser amadurecidas e aproveitadas no ambiente escolar. Acredito que este seja um excelente ramo de atuação que tem muitas oportunidades a oferecer. Cada vez mais se ouve falar na criação de novos modelos educacionais e nesta revisão, nós, os profissionais de informática, estamos incluídos!

Últimos 5 artigos de Michelle Moreira

Sobre Michelle Moreira

De Campinas-SP, Estudante de Sistemas de Informação. Técnica em Informática pelo colégio Bento Quirino. Colaborou com o Dimensão Tech de Julho de 2008 a Outubro de 2008.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Tecnologia aplicada à educação

  • Marcelo Castilho - Dimensão Tech

    😉 Olá, Michelle!

    Gostei do artigo e existem inúmeras ferramentas para gestão escolar, onde controla-se notas e avaliações, recursos humanos, estoque de merenda, biblioteca, etc…

    É um ramo que está crescendo e pode nos dar ótimas oportunidades de trabalho.

    Também existe as tecnologias computacionais para auxiliar na aprendizagem. Ferramentas baseadas em redes, telecomunicações e em colaboração já são realidade em várias instituições de ensino privado, porém no ensino público isso ainda está engatinhando.

    Podemos pesquisar soluções e alternativas para esse segmento. O que tu achas???

    []s,

    Marcelo Castilho

  • Eduardo Costa - Dimensão Tech

    Parabens pelo post Michelle.

    Ao meu ver as barreiras que limitam a implantação dessa nova abordagem para o ensino não é mais técnológica e sim cultural. Ainda sem citar a falta de investimento em educação acredito que falta amadurecer o senso de propriedade dos estudantes brasileiro. Imagino uma escola publica da periferia equipada com recursos técnologicos para um bom aprendizado e e poucos meses alvo de vandalos ou roubo. É triste pensar que ainda há membros da própria comunidade que saqueam a merenda escolar dos nossos filhos e agridem/ameaçam queles que são nossos mestres.

    []s