Desenvolvedores, não operários! 3


marreta Se tem uma coisa em que um desenvolvedor da área de TI não pode ser cobrando é em quanto tempo ele leva para cria algo. O sujeito trabalha com a cabeça e se a mesma não estiver em ordem, fica difícil produzir com qualidade.

Desenvolvedores não são operários que pegam na marreta às 8 horas da manhã e marretam até ouvir o som da sirene às 18 horas, quando então a ferramenta é deixada ao chão para começar tudo de novo na manhã seguinte.

Tem dias em que o cara não está com cabeça para criar nada. Por mais que ele tente, as idéias não vêm, o raciocínio não flui naturalmente, como tem dias que em 5 minutos ele consegue fazer tudo e muito mais. Se o prazo dado em uma atividade é de 10 dias, então deixe o cara desenvolver dentro do prazo, desde que ele não ultrapasse o combinado. Cobrá-lo por resultados antes do tempo só servirá para atrapalhar a sua produção.

Censurar seus meios de criatividade então é um erro fatal. Muitos recorrem a músicas como fonte de inspiração, outros a artigos em revistas técnicas, outros ainda visitam a cafeteira, e alguns buscam na Internet sua inspiração. Seja qual for o meio, controlar o que o cara ouve, quantas vezes ele saiu da mesa para buscar café ou até o quanto ele navegou na Internet, é contribuir para o atraso do projeto, pois indiretamente, esta tirando do desenvolvedor suas válvulas de escape para a criação.

O problema maior é: Quando as empresas e seus administradores vão abrir os olhos e compreender que quem trabalha com a mente, precisa dela livre para produzir?

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Desenvolvedores, não operários!