Uso de SOA em portais corporativos 1


Nos dias de hoje mais e mais organizações estão implementando sistemas de TI em suas organizações, interligando sistemas entre departamentos e disponibilizando toda essa informação  através da Internet atravéz de seus portais colaborativos. O grande desafio é encontrar uma solução que seja flexível, que atenda a demanda por novos negócios e que tenha uma boa interação com sistemas legados. Substituir sistemas legados que funcionam perfeitamente bem por sistemas novos não só aumenta o custo como também o risco de mau funcionamento. E na implantação de portais corporativos o que menos se deseja é ter que mudar como a empresa trabalha em virtude desse novo serviço.Sabe–se que com as tradicionais arquiteturas esse tipo de integração e flexibilização dos negócios se torna impraticável, conseqüentemente aumentando os custos, os prazos e pondo em risco o negócio da empresa no atual mundo globalizado. A arquitetura orientada a serviços (SOA) surgiu como um novo conceito de integração que tem como objetivo acompanhar as constantes necessidades de adaptação dos negócios dos clientes, como também garantir que novos sistemas se integrem de forma mais rápida possível à empresa.

Dentro de uma arquitetura orientada a serviço, aplicativos, informações e outros recursos de TI são vistos como serviços ou “blocos de construção”. Cada um desses serviços pode ser misturado e combinado para criar novos e flexíveis processos de negócios. Uma arquitetura baseada em SOA é criada para fornecer flexibilidade, tratar elementos de processos de negócios e a infra-estrutura fundamental de TI como componente ou serviços que podem ser reutilizados e combinados para atender às prioridades de mudanças de negócios.

Sendo assim o uso de SOA como técnologia para interfaciar informações de sistemas legados para a internet  pode ser viabilizado uma vez que a complexibilidade e distribuição dos sistemas da empresas seja complexa, e permite de forma transparente apresentar ao “board” da empresa visões macros do andamento de seu negócio.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Uso de SOA em portais corporativos