Gestão estratégica da Informação 1


is-this-what-your-corporate-strategy-looks-like O conceito de Gestão Estratégica de Negócios se baseia na premissa de fazer com que a empresa realize especificamente às ações estratégicas estabelecidas e desenvolver a capacidade de olhar, criticamente, o presente a partir do futuro.

Para explorar as condições favoráveis e alcançar os objetivos e resultados traçados no ambiente empresarial, é necessário criar mecanismos e utilizar ferramentas que direcionem ao sucesso deste empreendimento. Um elemento muito utilizado e essencial para Gestão Estratégica de Negócios são os Sistemas de Informação e conseqüentemente um eficaz sistema de gerenciamento deste sistema com o uso de ferramentas, técnicas e comunicações.

Sistemas de informação e gestão estratégica são temas de elevada importância e que necessitam de especial atenção por parte da alta direção das companhias, em especial dos CIO’s (Chief Information Officer), por tratar-se de fatores críticos de sucesso no direcionamento, prosperidade e sobrevivência das organizações no longo prazo. Estas formas de abordagem propiciarão aos gestores tomarem as melhores decisões, conduzirem os assuntos de modo estratégico e conseqüentemente colocarem a empresa em vantagem competitiva frente à sua concorrência.

Uma importante ferramenta de gestão da informação são os portais colaborativos, cada vês mais presente em médias e grandes corporações se tornam ferramentas indispensáveis para a centralização de toda informação relevante ao negócio quanto a comunicação efetiva entre os colaboradores.  Através de áreas restritas clientes podem acompanhar o status de projetos, funcionários colaboram entre sim e estão atentos aquilo que é importante para o bom rendimento de seu trabalho. Tudo isso rompendo barreiras geográficas uma vez que estas ferramentas podem estar disponíveis de forma on-line.

Neste segmento de portais colaborativos destaco duas ferramentas.

A primeira é o software livre chamado Plone:

Plone logo

O Plone é uma ferramenta um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo excelente para a criação de portais colaborativo extremamente robusta e segura. Permite total personalização dos itens que serão exibidos como provê recursos para armazenamento de documentos, forte controle de acesso e total personalização do visual (layout). Não é por acaso que esta ferramenta foi adotada pelo Governo Brasileiro na criação de seu portal de comunicação com o cidadão brasil.gov.br. De uma olhada na lista de gigantes que a utilizam: Lista

A segunda ferramenta que vêm se destacando é o iGoogle:

igoogle logo

iGoogle é a home page personalizada do Google, com ela você pode montar uma área de trabalho com toda informação que achar relevante. A Google vêm inovando seu portifólio de ferramentas colaborativas, o Google Docs é um bom exemplo disso. A vantagem de se usar o iGoogle esta na integração com seus serviços como Google Calendar, Google Docs, Google Groups, leitor de notícias etc. Essa flexibilidade permite a um baixo custo centralizar toda informação de negócio em uma única página e trabalhar colaborativamente como nos portais de grande porte.

Abraços

Por Carlos A. Bucheroni, professor da disciplina de Gestão Estratégica da Informação da Anhanguera Educacional e Eduardo Costa aluno do cuso de Gestão de Projetos da Anhanguera Educacional.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Gestão estratégica da Informação