Crie Links Simbólicos no Windows 1


Edge-emblem-symbolic-link Por muito tempo ouvi dizer que éra impossível criar links simbólicos no Windows, como existe no Linux. Eu estava errado e encontrei a ferramenta que precisava, veja no restante deste post como usar no Windows este recurso fantástico muito conhecido por usuário do Linux.

No windows conhecemos esta funcionalidade como Junction Point. Também conhecido como symbolic link (link simbólico) é um recurso do Sistema Operacional onde uma pasta pode ser listada dentro de outra pasta no mesmo computador sem a necessidade de copiá-la.

Por exemplo, se um diretório c:\DimensaoTech especificar c:\WINNT\SYSTEM32 como alvo (target), então uma aplicação que acessar c:\DimensaoTech\DRIVERS estaria na verdade acessando o conteúdo de c:\WINNT\SYSTEM32\DRIVERS.
Este recurso é transparente para a aplicação. Infelizmente, Windows 2000 e Windows XP não vem com ferramentas para criar links simbólicos, você tem que comprar softwares que ofereça algum recurso semelhante. E é ai que entra o software Junction Link Magic.

O que você pode fazer com links simbólicos ?
Você poderia pensar em usar link simbólico nos seguintes casos:

  • Quando desejar mover programas de um lugar para outro. Exemplo: Você poderia mover sua pasta “Arquivos de Programas” de uma unidade para outra e ‘linkar’ o pasta “Arquivos de Programas” original para a  nova localização.
  • Quando seu HD estiver ficando cheio. Apenas adicione outro disco, mova o conteúdo das pastas maiores para o novo HD e simplesmente crie um link dessas pastas para o novo caminho.

Onde os links simbólicos podem ser usado ?
Em qualquer lugar seguindo as condições:

A pasta destino (The source folder) 

  • Deve estar localizado em uma unidade formatada com NTFS 5.0 ou superior. NTFS 5.0 é suportado por computadores com Windows 2000, Windows XP ou superior.
  • A pasta deve estar vazia, se não, a criação do link simbólico pode fazer com que seu conteúdo seja perdido.

Pasta de destino (target folder)

  • Não pode ser criado em uma unidade de rede ou disco removível.
  • Pode ser uma unidade formatada em FAT ou NTFS.
  • Links simbólicos funcionam melhor quando montados na mesma unidade.

Algumas recomendações

Links simbólicos no Windows, devem ser usados com cuidado. Funcionam bem mas se você não esta certo do que esta fazendo NÃO CRIE LINKS SIMBÓLICOS. Este recurso é recomendo para usuários experientes.

  • Use o NTFS Security para proteger os links simbólicos de indevidas deleções.
  • Tanto as pastas Source quanto Targets.
  • Nunca delete os links simbólicos usando o Explorer, um comando del / s ou qualquer aplicativo que delete recursivamente os diretórios. Utilize sempre o aplicativo Junction Link Magic para deletar os links.
Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Crie Links Simbólicos no Windows

  • Rafael

    Ótimo post, resolveu o meu problema (criei uma VM com pouco espaço, depois criei um HD virtual separado mas não consegui instalar nada nele em aplicativos que por padrão instalam sempre no C:).