Como lidar com clientes 2


fechandoClientes, como conviver com eles, pois sem eles não seriamos nada, são importantes para todos os negócios, eles representam a ligação entre você e o dinheiro.
Para garantir essa ligação é preciso manter o cliente satisfeito, e cada vez mais interessado no que você oferece para ele e seu negócio.

Mas todos sabem que para garantir a satisfação de um cliente não é nada fácil, não existe uma forma padrão para garantir satisfação e sempre aparecem no caminho novos desafios que fazem com que a experiência em lidar com o cliente seja um ponto positivo para o negócio.

“mas isso você pode fazer assim…” (O expert)
Perfil: É cheio de sugestões que irritam até os analistas (pessoas bem calmas, e especialistas em contatos com o cliente), pensa que sabe mais e sempre sabe uma maneira melhor para fazer a tarefa.
Solução: Para garantir a satisfação desse tipo de cliente é preciso ouvir todas as suas sugestões, pois sempre é possível tirar algo de interessante dentre elas.

“vamos tomar uma cerveja…” (O amigo)
Perfil: Sempre com piadas, convites para uma cerveja, querem que você se envolva intimamente, essas histórias sempre terminam com um pedido de atraso.
Solução: Evite criar laços de amizade, seja sempre profissional, recuse ao máximo os convites, mas sempre sendo educado, lembre-se você não é nenhum disque amizade.

“hoje eu não posso…” (O fantasma)
Perfil: Este é o cliente que você não consegue vê-lo em nenhuma ocasião, sempre fugindo das reuniões, não quer saber o que está acontecendo com o projeto, mas na hora da entrega é um stress total.
Solução: Se conseguir falar com ele escreve e faça assiná-lo, mantenha tudo em relatórios sempre com aprovação por escrito, vá atrás do cliente e só saia de lá quando tiver todas as informações necessárias e só depois de tudo assinado.

“mas era hoje ?…” (O esquecido)
Perfil: Esse é o tipo de cliente mais comum, sempre esquece todas as datas importantes para você, dia de pagamento é a principal delas.
Solução: Adicione cláusulas no contrato que determinando a data do pagamento, e especificando as multas por atraso, e sempre vá atrás fazendo com que ele se lembre dos prazos.

“tem que dar tempo…” (O estressado)
Perfil: Sempre preocupado com o prazo, liga o dia todo para saber o que está esquecendo, e caso alguma coisa não esteja perfeita entre em desespero.
Solução: Não deixe o estresse tomar conta do projeto, uso o contato para mostrar que as coisas estão indo conforme o planejado e evite falar que está com algum problema, isso pode até causar um cancelamento do projeto.

Como esses tipos de clientes, já é possível identificar a maioria deles e sempre siga alguns itens básicos.

  • Trate-os como você gostaria de ser tratado.
  • Anote o máximo de informações possíveis.
  • Evite intimidades.
  • Fixe um preço justo para seu trabalho.
  • Faça reuniões para acompanhamento do projeto.
  • Seja franco e não esconda nenhum dos termos e condições do contrato.
  • Mostre interesse no desenvolvimento do projeto.
Últimos 5 artigos de Tiago Souza

Sobre Tiago Souza

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Técnico em Processamento de Dados pelo Cotuca é desenvolvedor Web e trabalhou dois anos com desenvolvimento PHP e Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor .Net (C#). Utilizando metodologia SCRUM, Também desenvolve aplicativos para Android por prazer.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Como lidar com clientes

  • Eduardo Costa - Dimensão Tech

    Em certos casos é extremamente dificíl fazer com que o cliente se envolva com o projeto a ponto de somar forças com a equipe de desenvolvimento para o sucesso do mesmo. Processos de desenvolvimento de software como RUP e Scrum (mais recente) enfatizam essa importancia. Para que um projeto tenha sucesso é necessário que o cliente esteja envolvido, dê feedback, tenha disponibilidade etc.

    Porem, para uma parcela deles a falsa percepção de ter um contrato com Custo e Prazo determinado é o suficiente para isenta-los de responsabilidades no sucesso dos projetos e poder cobrar por eles posterioemente.