Se você digitar about:config na barra de endereço do Firefox uma lista de configurações vai aparecer. Não é uma tarefa fácil conhecer cada uma delas para ajustar seu Firefox e obter um melhor desempenho, no entanto você encontra muitos sites que dão dicas de como fazer isso. Ao invés de manuais que ensina a ajustar esses itens um a um, aqui esta um software free muito útil capaz de otimizar até a ultima versão do Firefox 3 com apenas um clique.
Firetune para Mozilla Firefox 1.x / 2.x / 3.x foi desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta fácil e rápida para otimizar sua navegação com o Firefox.
Este aplicativo foi baseado em uma coleção de populares ajustes fino feito no Firefox que funcionaram bem e foram testados por experts. Normalmente você tem que otimizar o Firefox manualmente, isso consome um bom tempo e é difícil para usuários leigos. Com o Firetune essa tarefa fica mais fácil, ele inclui todas as otimizações de performance necessária. A única coisa que você deve fazer é: escolher sua opção e o Firetune faz o resto para você.
De acordo com a especificação de seu computador e velocidade da conexão com a internet, o Firetune ira aperfeiçoar diversos parâmetros de configuração do Firefox para um melhor desempenho. Este aplicativo não modifica o executável do Firefox, ou qualquer outro arquivo binário. Tudo pode ser desfeito facilmente salvando suas configurações originais com a opção backup do Firetune.
O meio mais simples para verificar se o Firefox melhorou sua performance apos a otimização é seguir as seguintes instruções:
1. Limpe o Cache do Firefox e feche-o.
2. Abra o Firefox vá até a página http://www.numion.com/stopwatch/ e faça um teste de velocidade com um site de sua preferência (Ex. http://www.neowin.net/). Anote o tempo que o carregamento da página levou.
3. Limpe o Cache do Firefox novamente e feche-o.
Obs. Aconselho a fazer os passos de 1 a 3 algumas vezes e obter uma média de tempo do carregamento antes da otimização.
4. Aplique as modificações em seu Firefox com o Firetune.
5. Inicie o Firefox novamente, e repita o teste de velocidade.
6. Compare os resultados de antes da otimização e depois.
Agora é só sair navegando.
Últimos 5 artigos de Eduardo Costa
Eu não sei se esse programa ja faz isso, mas eu posso acrescentar essas 5 linhas que já ajudam MUITO na velocidade:
1) network.http.pipelining (tipo boolean) = true
2) network.http.pipelining.maxrequests (tipo integer) = 32
3) network.http.proxy.pipelining (tipo boolean) = true
4) network.http.pipelining.firstrequest (tipo boolean) = true
5) nglayout.initialpaint.delay = 0
É só digita about:config e dar 2 cliques na chave pra muda… Provavelmente vai precisa criar as chaves 4 e 5 (clicando com o botão direito na tela, escolher o tipo correspondente e o valor) que num tem em todo firefox (pra fala a verdade, eu nunca vi um que tenha…).
O que fazem essas chaves:
network.http.pipelining e network.http.proxy.pipelining você permite que o Firefox faça multiplas requisições, ao servidor web, ao mesmo tempo. A chave network.http.pipelining.maxrequests indica o número máximo de requisições múltiplas que serão enviadas, esse valor pode ser alterado para + ou para -. Existem comentários que 8 é o valor máximo de requisições que podem ser enviadas ao mesmo tempo, mas… talvez sejam só comentários… Já a chave nglayout.ititialpaint.delay indica o periodo de tempo (em milisegundos), depois do servidor responder, que o Firefox irá começar a apresentar a página.
Depois de fazer as alterações, é só reiniciar o Firefox e sentir a (grande) diferença.
Eu faço isso em qualquer pc que mexo com o firefox, e pode ter certeza turbina ele MESMO. Os creditos por essas descobertas não são pra mim, isso é apenas um CTRL+C CTRL+V que eu garanto que funciona ;D
É isso ae.
[]s