Eu amo/odeio links!


Mouse SetaBasta abrir uma página na Internet para notar a infinidade de links disponíveis. Uma simples busca na Wikipedia (A Enciclopépdia Livre na Internet) traz uma diversidade de novos cliques, novas páginas, informações totalmente distintas. Cuidado para não perder o foco da pesquisa.

Essa infinidade de links disponíveis em apenas uma página demonstra a verdadeira riqueza de conhecimento disponível a quem quer que tenha acesso à rede. Daí o alarme: o que estava pesquisando mesmo?

Estamos vivendo o momento em que as coisas acontecem mais rápido do que se pode acompanhar. O mundo bombardeando informação. Informação trafegada à velocidade da luz. No mesmo ritmo, o mercado exige e absorve pessoas dotadas de versatilidade necessária para a sustentação do seu negócio. Nesta fatia de mercado, entra sem dúvida os considerados autodidatas. Entenda-se por autodidata “a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou instruindo aulas. A pessoa com seu próprio esforço busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem” – segundo a Wikipedia. Que beleza! tudo que eu preciso estudar está na Internet!

Seja qual for o assunto de seu interesse abra sua ferramenta de busca (Google, Altavista, Yahoo, UOL, etc…) e procure por ele: Mercado financeiro, tecnologia, novas descobertas, globalização, certificações, enfim a Internet será capaz de lhe fornecer acesso às principais informações. Os links encontrados certamente possuirá embasamentos capazes de influenciar na sua decisão sobre estudar ou não sobre o assunto, o que é necessário para, livros indicados, compra dos mesmos no conforto de sua casa, sites especializados, artigos disponíveis, experiências de profissionais já inseridos no mercado, programas especialmente desenvolvidos para o seu interesse, enfim tudo a um clique: a Era do Conhecimento.

Mas como ser autodidata sem perder o foco durante os estudos? Tudo que eu abro tem diversos links convidativos a me fazerem perder o foco!

Essa é a árdua tarefa de ser autodidata. Um autodidata bem sucedido, requer determinação e uma outra característica essencial, a Disciplina.

A disciplina é considerada em diversos nichos como uma característica básica para os vencedores, a citar Gandhi, Charles Chaplin e Einstein. Pessoas indiscutivelmente muito disciplinadas. Nenhum deles jamais teria conseguido o que conseguiu se não tivesse realizado um esforço continuado.

Por mais estranho que se pareça, a disciplina é algo que se pode conquistar. Não é preciso acreditar que isso lhe seja um dom nato, mas um músculo a treinar. Disciplina é a chave para o sucesso do desenvolvimento de sua pesquisa / estudo na Internet. É preciso foco. É preciso disciplina. Resista ao convite dos inúmeros links. É preciso treino para manter a disciplina e se obter a magnitude no processo autodidata na Era da Conhecimento.

Se for estudar o mercado financeiro. Cuidado! Você pode terminar em algum site de compras paquerando um microondas. Foco, disciplina, versatilidade. Se tiver algum problema em manter isso, livros não tem links. Desligue o computador e prepare-se para folhear.

Últimos 5 artigos de Fatima França

Sobre Fatima França

De Americana-SP, bacharel em Ciência da Computação. Certificada ITIL e CCNA. Colaborou com o Dimensão Tech de Junho de 2008 a Janeiro de 2009.

Deixe uma resposta