TI Paranormal? 8


Imagine as seguintes situações:

Situação 01: O programador esta em frente a seu computador desenvolvendo mais um complexo algoritmo quando o telefone toca: – Alô, oi programador, tudo bem? Aqui é a Mariazinha. Estou tentando tirar um relatório aqui desde cedo e não quer funcionar. Opa! Não é possível. Só foi você atender ao telefone que agora deu certo. Juro por Deus que não estava funcionando, mas agora deu certo ta. Obrigada!

Situação 02: A analista de suporte esta trabalhando com planilhas do Excel onde controla os nomes, IP’s e o número de patrimônio dos equipamentos da empresa, quando vê na sala ao lado, um usuário, o Zezinho, gesticulando e reclamando de seu computador. Prontamente ela vai até o Zezinho que diz: – Olha só, meu computador não quer funcionar. Faz dois dias que toda vez que vou fazer esta operação aqui ele trava e… Ah não, não é possível! Estou com o trabalho atrasado por causa disto e do nada ele funciona. Bom, desculpe alguma coisa, agora consigo continuar daqui. Obrigado!

O que há de comum nas situações acima? Fora o fato de nem o programador e nem a analista de suporte terem feito nada, além de perdido o seu precioso tempo, as coisas funcionaram num passe de mágica!

Poder nas mãosSerá que adquirimos super-poderes ficando expostos a radiação dos monitores CRT’s por muitos anos? Será que as horas que “perdemos” estudando revistas especializadas e livros técnicos – em vez de termos uma vida social – faz de nós técnicos paranormais?

Eu creio que simplesmente o usuário presta atenção no que esta fazendo ao falar com a gente e só isso já basta para fazer a coisa funcionar. E porque então ele não fez isto antes de nos chamar? Ai meus amigos, só Deus sabe! Perguntem-me sobre tecnologia, mas não sobre “a cabeça de um usuário”.

E você? Já teve alguma experiência deste tipo em sua casa, escola, trabalho? Deixe um comentário contando pra gente como foi.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

8 pensamentos em “TI Paranormal?

  • Eduardo Costa - Dime

    Muito boa Fernando.. Mas você sabia que em uma boa pergunta ja é possivel encontrar a resposta… Quantas vezes já não me deparei com desenvolvedores explicando a complexibilidade de não esta conseguindo resolver certo problema e pelo simples fato de explicar de forma ordenada e organizada já acabam encontrando a solução. É claro que isso já aconteceu comigo também.. e com vocês ? Acredito que quando vamos explicar (ou demonstrar no caso dos usuers) algo para outra pessoa seguimos uma série de procedimentos lógicos e damos mais atenção ao que fazemos/falamos, ai as coisa funcionam. O que não acontece quando se esta de cabeça quente quanto algo não funciona.

  • Tiago Martins

    Horário: 16:59h

    user – Alô, é do CPD?

    cpd – Sim, pois não.

    user – Aqui quem está falando é o Zezinho, gerente do Financeiro. Minha impressora não funciona. Preciso imprimir um relatório urgente, senão … etc … etc

    cpd – Zezinho, o Sr verificou se ela está ligando? Os cabos estão bem conectados? Há folha na impressora? Há alguma mensagem de erro?

    user – Claro, você acha que sou "burro"? Você acha que eu não verifiquei tudo isto já?

    cpd – Não senhor, estou querendo apenas confirmar. O Sr já reiniciou o micro e a impressora?

    user – Claro, mais de mil vezes. Quero que alguém venha na minha mesa agora arrumar isto.

    cpd – Mas senhor, já estávamos de saída …

    user – AGORA !!!

    Horário: 17:05 (Será que vão me pagar hora extra?)

    Chegando a mesa do "gerente" (que não é burro em!!!)

    user – Esta porcaria não funciona. Não sei para que pagar uma equipe de TI para esta empresa se nada funciona, etc, etc.

    cpd – Ok, vamos dar uma olhada. – Sr Zezinho, o Sr leu a mensagem de alerta do sistema (Obs: que está em inglês. MAS Gerente sabe inglês, não sabe?)

    Horário: 17:20 – O user "travou" com aquela cara de azulão.

    user – "Claro" ( ❗ ❗ ❗ )que eu li.

    cpd – E o Sr clicou em qual opção?

    user – Cliquei no SIM. "Sim" quero imprimir.

    cpd – Sr a mensagem diz: "Este relatório está sendo utilizado por outra estação. Deseja esperar que ele seja liberado antes da impressão para que haja merge das informações?"

    user – ….. 🙄

    cpd – Tenha uma boa noite senhor. Até amanhã. 😈