Um Fim de Semana 64 Bits


Windows Vista Ultimate

Aproveitei o final de semana com feriado prolongado e o lançamento do Service Pack 1 do Windows Vista para testar a versão de 64 bits do sistema operacional da Microsoft.

O equipamento utilizado foi um notebook Gigabyte modelo W566U com a seguinte configuração:
Processador Intel Core 2 Duo T7500, Memória DDR2 2GB 667MHZ, HD 120 GB.

A instalação ocorreu sem problemas, aliás, o programa de instalação do Windows Vista é bem mais fácil de configurar com relação as suas versões anteriores.

Após o término, o primeiro susto. O Vista Ultimate 64 bits ocupou cerca de 13GB de espaço em disco. A mesma versão de 32 bits ocupa normalmente em torno de 9GB. Procurei achar uma explicação para este aumento de 4GB e ao acessar a raíz do disco C, me deparei com duas pastas: “Arquivos de Programas” e “Arquivos de Programas (x32)”. Dentro delas, tinham versões duplicadas (32 e 64 bits) de programas do próprio Windows, como o Internet Explorer, Media Player, Media Center, Movie Maker, entre outros.

Foi ai que começou o meu desânimo. Todos os links principais para estes programas, disparavam as versões de 32 bits e não de 64 bits. Logo pensei no porque, já que escolhi o SO de 64 bits e queria ele rodando aplicativos de 64 bits, pelo menos os programas nativos dele mesmo.

Respirei fundo, pensei, bom, vamos lá. Apliquei o Service Pack 1, que levou cerca de 40 minutos para instalar. Como qualquer outro tipo de instalação de update na plataforma Windows, na instalação do SP1 no Windows Vista o processo é literalmente idêntico: realizar o backup dos arquivos atuais a serem substituídos e substituí-los em seguida. Este tipo de procedimento tem como resultado a ocupação de espaço disponível em disco para armazenar tais arquivos, e como eu estava fazendo uma instalação limpa, rodei o comando vsp1cln.exe, que tem como objetivo limpar estes arquivos de backup, e conseqüentemente, liberar espaço no disco.

Os parametros suportados pelo Vsp1cln são os seguintes:
/? ou /h – exibe os comandos suportados.
/o:[Offline Windows Files Folder Path] – indica o local onde estão os arquivos do RTM que devem ser removidos.
/quiet – executa a limpeza silenciosa, sem notificar com mensagens o usuário.
/verbose – mostra detalhes extras do processo para o usuário.

Após a instalação do Service Pack, instalei os drivers sem problemas, já que a Gigabyte forneceu o CD com versões de 32 e 64 bits dos drivers do Notebook. Comecei então a instalar os meus aplicativos. Office e Nero foram sem problemas, porém o Flash Player foi a gota d’água. Segundo o site da Adobe, ainda não há versão do Flash Player para 64 bits e eles recomendam que você use uma versão de 32 bits de qualquer navegador compatível.

Somando o grande consumo de disco + a duplicidade dos programas nativos + o disparo das versões de 32 bits dos mesmo + o plugin do Flash foi o suficiente para não querer continuar com a brincadeira.

Vamos torcer para que a próxima versão do Windows saia somente em 64 bits, forçando os desenvolvedores de softwares a criarem soluções para 64 bits, igual foi na vinda do Windows 95, que era totalmente 32 bits, comparado ao Windows 3.11 que era 16 bits. Enquando houver “sabores de 32 e 64 bits”, não haverá motivos reais para alguém querer migrar. Nem os usuários, nem os desenvolvedores.

Ah sim, continuo com o Windows Vista, porém de 32 bits com Service Pack 1. O Delphi 2007 que funcionava parou de funcionar com o Service Pack 1, mas isso é uma outra história…

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta