Ubuntu 8.04 LTS


Ubuntu

A Canonical anunciou essa semana o lançamento do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron), tanto a versão de servidor como desktop. Esse release é uma versão com longo tempo de suporte. Está planejado 3 anos de suporte na versão desktop e 5 na de servidor, onde atualizações de segurança serão disponibilizadas conforme forem surgindo. A divulgação foi feita no começo da semana.

Está nova versão do Ubuntu já vem com o Firefox 3 (beta 5). Pretendem trazer uma melhor experiência com a web para seus milhões de usuários.

As novas versões dos programas também animam, tornando-o mais amigável e interessante do que a versão anterior. O gerenciamento de imagens com o F-Spot foi melhorado, principalmente na detecção de câmeras. O upload, gerenciamento, impressão e compartilhamento de fotos ficou mais fácil.

Os usuários podem também plugá-lo num PSP, compartilhar as playlists com amigos, comprar música on line da loja Magnatune, disponibilizar áudio via stream e conectá-lo a mais dispositivos do que antes (com UpnP).

O novo player de vídeo padrão permite, entre outras coisas, a pesquisa de vídeos no YouTube e outros recursos na web, além do compartilhamento de vídeo.

Há várias outras melhorias que trazem uma melhor produtividade, além de vir os efeitos visuais ativos (Compiz Fusion) quando rodado em hardware compatível.

Junto com ele foi lançado também o Kubuntu, a versão do Ubuntu que vem com o KDE como ambiente gráfico.

Considere que o Ubuntu é uma distro largamente usada, então a corrida para baixar a nova versão é grande. Se estiver muito lenta a transmissão, procure algum outro mirror ou aguarde alguns dias, afinal é comum o site ficar congestionado em lançamentos como esse.

Eu mesmo tive dificuldades para fazer o download, como uso o Ubuntu desde da versão 5, já estava ancioso com a nova versão, assim que o download foi liberado estava eu lá, baixando a nova versão. Vou instalar e conto a vocês mais detalhes sobre o Ubuntu.

Download do Ubuntu:

http://www.ubuntu.com/getubuntu.

Últimos 5 artigos de Tiago Souza

Sobre Tiago Souza

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Técnico em Processamento de Dados pelo Cotuca é desenvolvedor Web e trabalhou dois anos com desenvolvimento PHP e Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor .Net (C#). Utilizando metodologia SCRUM, Também desenvolve aplicativos para Android por prazer.

Deixe uma resposta