Coletando informações úteis 2


TUX

Bom pessoal há algumas semanas recebemos aqui no Blog um e-mail de um leitor, perguntando como ele poderia aprender Linux. Essa foi uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas, na época não consegui responder muito bem essa pergunta, então resolvi escrever um artigo com algumas dicas de como conseguir informações úteis na comunidade open-source, mas essas dicas também podem ser utilizadas em qualquer comunidade.

Introdução:

Em todas as comunidades temos pessoas com diverso nível de conhecimento, e também temos os “iniciantes” que muitas vezes fazem perguntas e não obtém a resposta desejada, isso sempre acontece por diversos motivos, o principal desses motivos é a falta de educação e principalmente bom senso.

Dicas:

1- Antes de fazer qualquer coisa, pesquise hoje em dia à internet é um dos maiores repositórios de conteúdo, e com certeza se você tem uma dúvida, alguém já teve essa dúvida. Não seja preguiçoso, porque quem procura sempre alcança. Os usuários das comunidades ao lerem uma pergunta nova tomam atitudes diferentes, muitas vezes quando se deparam com uma pergunta “besta” eles se negam a responder ou mesmo dizem, procura no GOOGLE que lá você encontra.

2- Seja educado, ao fazer a pergunta seja o mais educado possível, os usuários das comunidades se sentem felizes em ajudar pessoas educadas com interesse em aprender coisas novas.

3- Erros de português fazem que os leitores percam interesse em responder sua pergunta, imagine você ter que pedir auxílio ao dicionário “internetês” (“axim, eu naum ci c na frnte”), escrever corretamente demonstra que você tem interesse em conseguir ajuda.

4- Seja direto, não fique enrolando, forneça o máximo de informações possíveis.

5- Nunca utilize o CAPS-LOCK, escrever assim mostra que você está desesperado e gritando, então provavelmente foi porque você não pesquisou antes de chegar até aqui.

6- Muitas vezes os problemas podem ser resolvidos apenas lendo as mensagens de erros, os logs são a melhor maneira de solucionar um problema, geralmente eles lhe fornecem o maior numero de informações que você pode ter.

7- Caso você efetue uma pergunta e não receber uma resposta nos primeiros 5 minutos, por favor, aguarde algumas horas, usuários das comunidades não ficam na frente do monitor esperando perguntas para serem respondidas, eles também tem vida própria, muitas vezes estão “compilando” os dados que você fornece na pergunta, para que a resposta seja esclarecedora.

8- Assim que sua pergunta for respondida e sua dúvida sanada, de um “OK” na pergunta, como eu disse no começo, muitas pessoas podem ter a mesma dúvida que você, assim será possível identificar que seguindo esses passos conseguiram provavelmente resolver o seu problema.

9- Não digite HELP ou algo parecido, muito menos no assunto, os usuários das comunidades quando recebem perguntas com o assunto HELP, simplesmente ignoram a perguntam, seja claro e objetivo no assunto.

10- E no final de tudo seja humilde, não tenha vergonha em dizer “não sei”, usuários iniciantes com dúvidas sempre são bem vindos, somente com a colaboração de todos é que podemos ter grandes comunidades.

Elaborando perguntas:

No assunto tente resumir em poucas palavras sua dúvida, exemplo: “Como configurar o SVN com Apache 2.2, utilizando SSH”.

Na mensagem coloque as suas dúvidas de maneira organizada, clara e objetiva, e forneça o maior número de informações possíveis. Diga o que você está usando, exemplo: Debian 3.2 / GNOME, num Turion 64bits. Demonstre segurança e que você já pesquisou, nunca diga o que você acha, e sim o que você tem certeza. Forneça informações sobre o que você já fez e como fez, isso ajuda a diminuir as possibilidades e as respostam vão ser mais objetivas. Caso você possua, envie sempre os logs do problema gerado, isso ajuda e muito, existem muitos usuários que chamamos de depuradores de logs, somente de olhar os logs sabem onde e como resolver o problema.

Evite perguntas como: qual a melhor distribuição, o que você acha da distribuição X. Usuários diferentes têm opiniões diferentes, perguntas desse tipo geram discussões, procure sempre respeitas a opinião dos outros, todos tem o direito de ter opiniões diferentes, afinal fazemos parte de uma democracia.

Baseado no original escrito por E. P. S.

[ad]

Últimos 5 artigos de Tiago Souza

Sobre Tiago Souza

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Técnico em Processamento de Dados pelo Cotuca é desenvolvedor Web e trabalhou dois anos com desenvolvimento PHP e Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor .Net (C#). Utilizando metodologia SCRUM, Também desenvolve aplicativos para Android por prazer.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Coletando informações úteis

  • Ailton Junior

    Obrigado, fiquei contente em saber que minha duvida sobre como aprender usar linux causou uma discursão. E estou procurando meios para solucionar esse problema.

  • Bruno Neves - Dimens

    Mandou bem no artigo Thiago, muitas pessoas deixam de aprender a utilizar linux por tão pouco. Mais uma dica ao leitores:

    Ter coragem!!!

    Isso mesmo, ter coragem para instalar e utilizar o linux. Aprendendo o conceito basico que o Thiago escreveu junto com a coragem de pegar uma distribuição, instalar e começar a procurar informações de como utilizar e como fazer funcionar aprende-se linux facilmente. O bom é que vc pode depois utilizar qualquer distribuição, pois a base de aprendizado vale para todas!

    Então o que esta esperando?!

    Boa sorte!!!