Até que enfim, Firefox 3 Beta!!! 1


firefox3Para os fãs do browser Firefox foi lançado em fevereiro de 2008 a primeira versão do Firefox3 Beta para download, desde então a grande Mozilla vem aperfeiçoando o browser, corrigindo bugs e experimentando novas funções. Abaixo segue um resumo do novo Firefox 3 Beta.

Novos Ícones
Quem testou betas anteriores notará novos ícones na barra de ferramentas e janelas de opções. Até o Firefox 2 havia dois temas: o do Mac OSX e outro usado pelo Linux e Windows. O Firefox 3 Beta terá quatro temas. O default, para Linux, OSX e Windows Vista.

Gerenciador de Complementos
No firefox 3 Beta, basta clicar na aba Adicionar e você poderá pesquisar e instalar extensões e temas do addons.mozilla.org sem precisar abrir o site. Usuários do Firefox 2 também irão notar a aba Plugins. É possível ativar/desativar recursos como Flash e Media Player.

Favoritos/Históricos
Área totalmente reestruturada no Firefox 3 Beta. A nova interface permite facilmente salvar um endereço e classificá-lo em pastas ou marcadores (como os usados nos favoritos do Google/Yahoo). O campo de endereço é parte dessa reformulação. Digite algo e o Firefox buscará o texto no título ou endereço de páginas do histórico/favoritos. Clique na estrela do lado direito do campo para salvar a página nos favoritos. Clique de novo na estrela para editar as propriedades ou para excluí-lo.
O novo padrão do histórico é de 90 dias. Graças a nova infra-estrutura o número pôde ser aumentado sem tornar o histórico lento como ocorria nas versões anteriores. A janela Biblioteca (Favoritos > Exibir todos os favoritos) permite pesquisar os favoritos e histórico e criar os favoritos inteligentes, pastas cujo conteúdo são resultados de uma pesquisa. Além de tornar mais acessíveis comandos como edição e backup/importação.

Gerenciador de Downloads
No Firefox Beta 3 os downloads pendentes são exibidos na barra de status.O gerenciamento de downloads foi renovado e entre outros recursos, os downloads interrompidos quando se fecha o Firefox continuam do ponto onde pararam quando se reinicia (é algo que também depende do servidor, nem todos permitem continuar downloads).

Outras Novidades
Mais de 14.000 registros de bugs/melhoramentos foram marcados como concluídos desde o Firefox 2.
Entre essa infinidade de novidades estão reformulações na arquitetura do Firefox que permitem que ele seja mais rápido, use menos memória e tenha melhor suporte a padrões como HTML, CSS, SVG, DOM e JavaScript. Outros recursos são invisíveis a primeira vista pois só podem ser usados por extensões.

Confira aqui novas características encontradas no Firefox 3 Beta :

Campo de pesquisa redimensionável: posicione o ponteiro do mouse entre o campo de pesquisa e o campo de endereço e arraste para lado desejado. Isso funciona quando os campos são adjacentes.

Proteção contra download de malware: sites que reconhecidamente distribuem programas espiões são bloqueados pelo Firefox. Faça o teste.
Propriedades da página: totalmente renovada. Veja em Ferramentas > Propriedades da página. Agora é possível salvar de uma vez todas as imagens de uma página e configurar facilmente as preferências para um site.

Senhas: a janela deseja memorizar esta senha foi removida e agora o Firefox exibe uma interface no topo da página. Isso permite ignorar a pergunta sem clicar em nada e você pode memorizar a senha só depois que o login tiver ocorrido.

Melhor suporte a programas na web: Por exemplo, normalmente um link mailto abre um programa de email instalado no computador. O Firefox 3 poderá redirecionar para a página de nova mensagem de sites como o Gmail ou Hotmail.

Zoom: agora o Firefox aumenta/diminui todos os elementos da página. Essa preferência é memorizada para o site e aplicada automaticamente em visitas posteriores. É provável que uma outra opção que só aumente o tamanho do texto, como a do Firefox 2, esteja disponível no beta 4.

Múltiplas seleções: você pode selecionar simultaneamente trechos diferentes da página. Pressione Ctrl enquanto estiver selecionando.

Crash Reporter: novo método para reportar travamentos à Mozilla. Os relatórios já enviados podem ser consultados digitando about:crashes no campo de endereços.

Para fazer o download do Firefox 3 Beta acesse o site :
http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-beta.html

Para conferir a materia na integra acese o site :
http://br.mozdev.org/drupal/2008/02/firefox-3-beta-3

Abraços e até a próxima.

[ad] 

Últimos 5 artigos de Bruno Neves

Sobre Bruno Neves

De Campinas-SP, bacharel em Sistemas de Informação e pós graduando em Redes e Telecomunicações. Trabalha atualmente como Especialista Unix na IBM em Hortolândia-SP. Teve contato com Linux pela primeira vez em Novembro de 2004 através de um curso de Extensão que a Faculdade oferecia. Se tornou membro da comunidade Viva o Linux e desde então foi aprendendo e conhecendo este sistema operacional flexível, robusto e estável. Atualmente tem conhecimento nos Sistemas Operacionais Solaris 9 e 10, AIX 5.3 e 6.1, HP-UX, Red-Hat Enterprise 4 e 5. Utiliza a distribuição Slackware 11, mas sua jornada começou com Red-hat 9, Fedora Core 1, 2, 3, Slackware 10.1, 10.2 e 11.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Até que enfim, Firefox 3 Beta!!!