IRPF 2008 no seu Linux.


Logo ReceitaPara executar o IRPF certifique-se que tenha o JRE instalado na sua máquina, normalmente ele fica instalado em /usr/java. Se não estiver procure o tutorial aqui no Dimensão Tech. Ele se chama Montando ambiente JAVA / Linux, lá ensina como instalar o JRE.

Caso tenha, vá até o site da receita e faça o download.

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2008/PgdJava/progIRPF2008linux.htm

Depois de baixar o arquivo vamos dar permissão de execução:

$chmod 755 IRPF2008linuxv1.0.bin

Agora vamos executar o IRPF com o comando:

$./IRPF2008linuxv1.0.bin

Vai clicando em Next, Next, Next até chegar o Finish, feito isso pronto, seu IRPF2008 esta instalado, Se foi criado um atalho criado na área de trabalho não funcionar, vamos na pasta dele e executá-lo.

$cd /home/’seu usuario’/ProgramasRFB/IRPF2008
$java -jar irpf.jar

Caso queira deixar um atalho na área de trabalho:

Clique com o direito do mouse na área de trabalho e procure a opção Launcher ou Atalho, na Aba que contém a opção Comando ou Command digite java -jar irpf.jar. Procure um Icone bacana se quiser e OK, já pode usar seu IRPF no seu Linux.

Abraços e até a próxima.

Últimos 5 artigos de Bruno Neves

Sobre Bruno Neves

De Campinas-SP, bacharel em Sistemas de Informação e pós graduando em Redes e Telecomunicações. Trabalha atualmente como Especialista Unix na IBM em Hortolândia-SP. Teve contato com Linux pela primeira vez em Novembro de 2004 através de um curso de Extensão que a Faculdade oferecia. Se tornou membro da comunidade Viva o Linux e desde então foi aprendendo e conhecendo este sistema operacional flexível, robusto e estável. Atualmente tem conhecimento nos Sistemas Operacionais Solaris 9 e 10, AIX 5.3 e 6.1, HP-UX, Red-Hat Enterprise 4 e 5. Utiliza a distribuição Slackware 11, mas sua jornada começou com Red-hat 9, Fedora Core 1, 2, 3, Slackware 10.1, 10.2 e 11.

Deixe uma resposta