Hoje pretendo quebrar um pouco o clima de assuntos técnicos, vou contar um pouco a história do mascote do Linux o TUX e falar um pouco sobre o Debian, mas falar somente curiosidades.
Antes de começar a escrever quero lembrar que não estou favorecendo uma distribuição, simplesmente quero mostrar algo curioso sobre elas, então se eu me esqueci de comentar sobre a sua distribuição favorita, por favor, me desculpe.
Porque o mascote do Linux é um pingüim? Por volta de 1996, alguns participantes da lista de discussão Linux-Kernel estavam procurando um mascote ou mesmo um logotipo para representar o Linux, muitas das sugestões eram paródias do Windows ou mesmo do MAC, outros eram monstros ou animais agressivos tentando mostrar a superioridade sobre os sistemas operacionais concorrentes. Então, até certo momento nenhum mascote havia sido escolhido, foi então que Linus Torvalds acabou entrando na lista e enviado uma mensagem onde afirmava que adorava pingüins. Agora todos já sabem o que aconteceu, mas quando Linus foi questionado sobre o porquê de pingüins ele simplesmente disse que não havia nada de especial, além de achar esses animais engraçados ele citou que durante um passeio na Austrália, foi mordido por um pingüim.
Mundo Debian
Na distribuição Debian os seus nomes tem sempre a mesma origem, para quem não sabe essa origem é o filme Toy Story, abaixo temos a lista dos nomes das versões estáveis:
- Debian 1.1 Buzz: Buzz Lightyear, o astronauta.
- Debian 1.2 Rex: Rex, o tiranossauro.
- Debian 1.3 Bo: Bo Peep, a garota que tomava conta das ovelhas.
- Debian 2.0 Hamm: Haam, o porquinho.
- Debian 2.1 Slink: Slink Dog, o cachorrinho de brincar.
- Debian 2.2 Potato: Sr. Potato não precisa nem falar.
- Debian 3.0 Woody: Woody, o cowboy de madeira.
- Debian 3.1 Sarge: Sarge, o soldado de plástico.
- Debian 4.0 Etch: Etch-a-Sketch, o brinquedo de desenhar.
A versão de “testing” atual é a “Lenny” que é o binóculos, e a versão “unstable” terá sempre o mesmo nome Sid que era o vizinho que arruinava os brinquedos.
Últimos 5 artigos de Tiago Souza
Lúcio.
Bom fera não sei o que vai acontecer com o Debian quando os nomes do Toy Story acabarem, mas posso garantir que vai continuar sendo uma ótima distribuição.
huhauhauhaua
deses eu já sabia [mas a do pinguim não]
mas o que acontecerá quando todos os personagens do toy acabarem?
Olha só.
Disso eu não sabia! Vivendo e aprendendo.
Legal o artigo, tenho só uma coisa a acrescentar, o Debian tem os nomes do toy story porque um dos criadores do filme assumiu o projeto do Ian Murdock, ele se chama Bruce Perens. Mas ele saiu do projeto em 1998.