Assistindo Televisão no Linux 1


Domingo a tarde, perto da hora de começar o futebol, clássico na TV Corinthians x Palmeiras, jogão de bola e você de plantão no trabalho sem nenhuma TV para acompanhar os lances e passando mais nervoso acompanhando os jogos minuto a minuto (Terra, Uol, Globo, etc). Seus problemas acabaram! 🙂

Vamos aprender hoje a instalar o SopCast, um software que é possível assistir televisão pela internet.

“Sopcast é uma forma simples e gratuita de transmitir vídeo e áudio ou assistir vídeos e ouvir rádio na Internet. Ao adotar tecnologia P2P (computador para computador, como o e-Mule), ele se torna muito eficiente e fácil de usar. A rede permiti qualquer um se tornar um transmissor sem os custos de um servidor poderoso com muita banda. Você pode criar suas próprias estações de TV comparáveis aos grandes sites comerciais com recursos mínimos.”

SopCast

Mais detalhes acesse o site : http://www.sopcast.com/download/

Bom, agora mãos na massa e vamos instalar.

Disponibilizei dois arquivos para download:

sp-sc
gsopcast-0.4.0

Se você não possui stdc++ 5 no seu sistema, faça o download do libstdcpp5.tgz no link abaixo:

http://www.sopcast.com/download/libstdcpp5.tgz

Descompacte e copie para /usr/lib/:

$ tar xzvf libstdcpp5.tgz
# cp -a libstdc++.so.5* /usr/lib

Descompacte o conteúdo do sp-sc e vamos colocar dentro da pasta /opt com o comando:

$tar -xvzf sp-sc.tgz
#mv sp-sc /opt

Feito, vamos criar um link simbólico no /usr/bin para chamar o programa no shell.

#ln -s /opt/sp-sc /usr/bin/sp-sc

Agora basta usar com o comando sp-sc ip/porta/canal:

$sp-sc sop://211.152.34.35:3912/8301 3908 8908 > /dev/null &

Depois abra a url em seu player favorito apontando para http://localhost:8908/tv.asf.

Instalando o Modo Gráfico

A parte do Sopcast esta feita, agora vamos instalar o modo gráfico dele que se chama gsopcast, descompacte o arquivo gsopcast-0.4.0.tar.bz2 com o comando:

$tar -xvjf gsopcast-0.4.0.tar.bz2

Para instalar basta usar os 3 comandos básicos:

$./configure
$make
#make install

Terminou a instalação e não surgiu nenhum erro, o programa esta pronto para funcionar. Para abrirmos o SopCast digite no terminal ou crie um ícone na área de trabalho:

$gsopcast

Vai abrir a tela do programa, aguarde alguns segundos que vai carregar a lista de canais de TV e Rádio, para ver um canal clique duas vezes em cima do canal ou aperte o botão PLAY.

Agora você pode assistir filmes, futebol, seriados, documentários a qualquer hora do seu micro. Para assistir os canais com perfeição é recomendado conexão de banda larga com no mínimo 600Kbps, mas eu assisto com 512Kbps sossegado.

Abraços e até a próxima.

Últimos 5 artigos de Bruno Neves

Sobre Bruno Neves

De Campinas-SP, bacharel em Sistemas de Informação e pós graduando em Redes e Telecomunicações. Trabalha atualmente como Especialista Unix na IBM em Hortolândia-SP. Teve contato com Linux pela primeira vez em Novembro de 2004 através de um curso de Extensão que a Faculdade oferecia. Se tornou membro da comunidade Viva o Linux e desde então foi aprendendo e conhecendo este sistema operacional flexível, robusto e estável. Atualmente tem conhecimento nos Sistemas Operacionais Solaris 9 e 10, AIX 5.3 e 6.1, HP-UX, Red-Hat Enterprise 4 e 5. Utiliza a distribuição Slackware 11, mas sua jornada começou com Red-hat 9, Fedora Core 1, 2, 3, Slackware 10.1, 10.2 e 11.

Deixe uma resposta