Software livre, gratuito e Open Source


Este é um assunto muito complicado de lidar, não quero gerar discussão, muito menos dizer qual caminho você deve seguir, mas sim mostrar ambas as direções e os conceitos básicos encontrados e assim fazer com que você escolha o melhor a ser traçado. Vou ser breve neste artigo, pois já existem muitos os parecidos na Internet, não quero ser simplesmente mais um causando redundância neste tipo de assunto.

Software livre: é um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

Software gratuito: não disponibiliza o código, ou seja, não pode ser estudado nem modificado, o software gratuito é como um outro software qualquer, com características especificas, uma delas é que pode ser distribuído livremente, neste caso a maioria deles não oferece suporte nem garantias de uso.

Open Source: é um software cujo código fonte é visível publicamente, este software respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, porem não estabelece certas restrições como as estabelecidas na GPL.

  • Liberdade 1:
  • A liberdade para executar o software, para qualquer uso.
  • Liberdade 2:
  • A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo as suas necessidades.
  • Liberdade 3:
  • A liberdade de redistribuir suas cópias
  • Liberdade 4:
  • A liberdade de melhorarem o programa e de tornar as novas modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

Bom, meu intuito com este artigo é outro, então vamos ao ponto que importa.

Você que se diz um defensor ou um disseminador do open source, será que pode ser considerado um disseminador?

Levando em conta as liberdades acima, todos já usaram software open source, e seguiram a liberdade 1 e 2, mas e a liberdade 3 e 4?

Então se você se considera um defensor execute o serviço completo, contribua com a comunidade, senão o open source vai deixar de existir ou mesmo se tornar um software proprietário e pago, será que é isso que queremos?

Agora quero deixar uma perguntar a vocês, quem aqui até agora nunca usou um software livre, gratuito ou mesmo open source, está contribuindo para o mesmo?

Últimos 5 artigos de Tiago Souza

Sobre Tiago Souza

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Técnico em Processamento de Dados pelo Cotuca é desenvolvedor Web e trabalhou dois anos com desenvolvimento PHP e Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor .Net (C#). Utilizando metodologia SCRUM, Também desenvolve aplicativos para Android por prazer.

Deixe uma resposta