Com o objetivo de dificultar a sonegação de impostos a Secretaria da Fazenda criou a Nota Fiscal Paulista (NFP), um documento digital e será enviado para a mesma, para controle das movimentações no comércio.
Porém, com o surgimento desta tecnologia, surgiu também a necessidade de melhoria em sistemas comerciais e sistemas que controlam a parte fiscal de empresas. Sendo assim não anda faltando trabalho para analistas e programadores, principalmente aqueles que atendem empresas cujo segmento exige esta informatização de imediato, até porque a multa para cada NF emitida e não informada eletronicamente é de aproximadamente R$ 1400,00.
Entretanto para se gerar o arquivo e efetuar a transmissão para a receita é necessário um layout de criação, uma regra, para que este seja validado pelo sistema do fisco (o arquivo é semelhante a um arquivo remessa/retorno de bancos).
É aí que está o problema que os colegas programadores vêm tendo durante as últimas semanas.
As informações sobre o layout são escassas, quase nulas, muitas vezes os programadores buscam informações na central de atendimento (todo eletrônico), mas sem êxito acabam voltando à estaca zero.
Durante estas últimas semanas este foi o dilema do gerente de projetos da ZetaSoft Informática de Campinas, Douglas Zanella, quando foi contatado por uma empresa cliente que necessitava com urgência da informatização fiscal e implantação do módulo da NFP.
Douglas conseguiu desenvolver e implantar o módulo com êxito e com o intuito de auxiliar os programadores da comunidade disponibiliza aqui um exemplo do layout.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O ARQUIVO DE EXEMPLO
Este é apenas um exemplo, ou seja, para cada caso e sistema é necessário ter a devida cautela e acompanhamento contábil para que maiores problemas sejam evitados.
Lembrando que o padrão a ser gerado é sempre o UTF-8 e válido para Notas Fiscais modelos 1 e 1A, segundo a portaria CAT 102-07. O link abaixo, referente a esta portaria, contém o layout e todas as informações:
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/leg03_port102_07.shtm
O meio usado atualmente para a transmissão do arquivo é através do programa que a Secretaria disponibiliza, chamado TD-REDF (Transmissor de Dados para Registro Eletrônico de Documentos Fiscais), que pode ser baixado neste link:
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/aplicativos/transmissor/
O manual do transmissor pode ser adquirido neste link:
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/TDREDF2007.pdf
Abraços a todos e esperamos que este post seja de grande ajuda.
Até a próxima;
Gabriel Domingues
Maiores informações acesse:
http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal
Agradecimentos especiais a:
Douglas Zanella e a ZetaSoft Informática Ltda.
Últimos 5 artigos de Gabriel Angeli
Tenho um software q envia os arquivos de NFP. Este software envia varios arquivos de uma vez. Contato Icaro Ferreira – [email protected]
Bom dia Isabel.
O registro tipo 20 é o mestre da nf., onde está o número da nota. Faça uma consulta das notas enviadas, pois tudo indica que ela já está registrada. Se ela estiver, elimine-a do arquivo texto. Se for eliminar não se exqueça de alterar a soma dos registros no registro tipo 90.
É o que eu faria.
Abraços