Como corrigir o Menu de Contexto invertido no Windows 10


Windows 10 Logo Após uma atualização de versão do Windows 10, alguns computadores são afetados por um comportamento estranho do Menu de Contexto, aquele que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse.

Desde as primeiras versões do Windows, ao clicar com o botão direito do mouse, o menu de contexto é aberto do lado direito do cursor ou ponteiro. Isto também ocorre ao navegar nos menus de qualquer aplicativo.

O problema consiste após uma atualização do Windows, cujo o menu passa a ser exibido do lado esquerdo do ponteiro/cursor do mouse. O mesmo ocorre nos aplicativos que possuem menus.

Menu Contexto Invertido Windows 10

Felizmente, o problema é fácil de ser corrigido, porém a opção que desfaz esta mudança não fica visível no Windows. Para chegar até ela, pressione as teclas Windows + R. A caixa “Executar” será aberta. Nela, copie e cole o seguinte comando: shell:::{80F3F1D5-FECA-45F3-BC32-752C152E456E} e clique em OK.

Será aberta a tela “Configurações do Tablet PC”. Basta ir na aba “Outros” e alterar a opção Destro/Canhoto para “Canhoto” e clicar no botão OK.

Configurações do Tablet PC

Após isto, o menu de contexto passará a ser exibido novamente como antes, do lado direito do ponteiro/cursor do mouse.

Menu de Contexto Windows 10

Espero que essa dica ajude caso você esteja enfrentando o mesmo problema. Até mais! 😉

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta