Como usar: Samsung Pay, Apple Pay, Android Pay, Ourocard-e e outros


Sempre que uma novidade surge, acaba causando uma certa estranheza nas pessoas. Mas quando essa novidade envolve dinheiro, vira quase um filme de terror. Assim posso definir a tecnologia que permite o pagamento de compras e serviços nas maquininhas de cartão de crédito, sem utilizar o cartão, apenas o celular.

Pagamento NFC

Hoje já é possível pagar a compra do supermercado, a padaria ou até o cafezinho da esquina utilizando apenas o celular. A tecnologia que permite isso é o NFC (Near Field Communication, Comunicação por Campo de Proximidade). O NFC é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Você já deve usá-la por exemplo, em seu cartão de passagem (ônibus, trem, metrô).

Então, porque o espanto? Simples: Porque envolve dinheiro! Alguns celulares mais novos possuem a tecnologia NFC e junto com um aplicativo que permita cadastrar o seu cartão de crédito tradicional, já é possível fazer os pagamentos utilizando somente o aparelho. Só que ainda é difícil conseguir utilizá-lo pois muitos estabelecimentos comerciais ainda não sabem como receber por este novo meio de pagamento, ou ainda tem medo de serem enganados, de não receberem o dinheiro ou caírem num golpe.

Para o comerciante, praticamente nada muda. Provavelmente a sua maquininha atual já tem o recurso e você não sabia. Se ela tiver um desses símbolos circulados em vermelho na próxima imagem, você já pode receber de seus clientes através do celular.

Maquininha Cielo Rede NFC

Clique para aumentar

Instruções para o Comerciante:

Para usar o recurso é bem simples, basta fazer o seguinte em cada maquininha:

  • Cielo:
    1. Pressione o número 5 para que apareça um menu.
    2. Escolha Débito ou Crédito no menu da máquina.
    3. Digite o valor e aperte OK. Aproxime o telefone.
    4. Não é necessário botar a senha quando a compra for abaixo de R$ 50.
  • Rede:
    1. Digite o valor e aperte OK. Aproxime o telefone.
    2. Não é necessário botar a senha quando a compra for abaixo de R$ 50.

Instruções para o Cliente:

Para os clientes o processo é bem simples. Em resumo basta verificar se o seu aparelho possui a tecnologia NFC, instalar o aplicativo correspondente e cadastrar o seu cartão de crédito. Algumas soluções ainda não estão disponíveis no Brasil (Android Pay, Apple Pay), outras já (Samsung Pay, Ourocard-e). Após feita a configuração do aplicativo, basta abri-lo na hora do pagamento, escolher o cartão, escolher a operação (débito ou crédito) e aproximar da maquininha.

Se ainda assim restarem dúvidas, assista os vídeos abaixo para cada uma das soluções apresentadas.

 

Você já conseguiu utilizar algumas das soluções apresentadas aqui? Encontrou dificuldade no aplicativo ou no estabelecimento comercial? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários.

 

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta