Smart TV Philips não conecta na internet 51


Este post tem como objetivo descrever como consegui resolver um problema de conexão WiFi da minha Smart-Philips-47PFG7109-78. Confesso que foi uma longa jornada para faze-la voltar a funcionar corretamente e descobri que esse problema assombra centenas de usuários da Philips SmartTV.

smart tv philips

Não estranhe pois começo a descrição falando de um problema que tive com o controle remoto, mas acabo chegando no problema com o WiFi.

Vamos ao problema:

Era uma vez uma Smart TV magnifica, funcionava normalmente, conectava-se na internet pela rede WiFi, o controle funcionava e tinha um usuário feliz, até que um dia…

A TV passou a apresentar um comportamento estranho em que o Controle remoto parou de funcionar, eu só conseguia ligar a TV pelo controle e nenhum outro botão respondia. Após trocar a pilha e refazer a sincronia do controle, o mesmo ainda não funcionava. Notei também que ao desligar a TV usando o mesmo controle remoto a TV não desligava totalmente, o LED vermelho que indica que a TV está desligada não acendia, era como se a TV entrasse em um estado de hibernação e não ligava mais, sendo necessário desconectar a TV da energia, aguardar alguns segundos e religa-la.

Notei que este comportamento estranho com meu controle remoto deixava de acontecer quando eu desconectava meu receptor de TV a cabo NET da porta HDMI do televisor. Como tenho mais de um receptor, fiz as trocas mas o problema permaneceu, mesmo usando outras portas HDMI. Os receptores funcionam normalmente em outra TV, mas por algum motivo passou a causar problema no controle remoto na minha Smart TV. Não me perguntem qual é a relação entre um receptor ligado a porta HDMI e o controle deixar de funcionar! Eu realmente não sei explicar, mas o fato é que ao desconectar o equipamento da porta HDMI o controle funcionava! Foi uma longa jornada até chegar a esta conclusão pois em uma semana atrás tudo funcionava perfeitamente.

Minha alternativa então foi executar o procedimento de restauração de fábrica, visto que não era possível usar a TV com o receptor equipamento ligado ao HDMI. Executado o procedimento [A] e [B] (descrito no final desse post) e tudo voltou a funcionar (ou quase tudo), o controle remoto passou a responder normalmente com o receptor ligado no HDMI como de costume.

Fui conectar a TV ao WiFi como, acessei o menu [Configurar] -> [Conectar a rede] a TV localizou o nome da minha rede sem fio, a selecionei e inseri a chave de acesso, após alguns segundos tentando se conectar era exibido uma mensagem que não foi possível se conectar a rede sem fio e que deveria consultar o manual do roteador!  Consultar o que no manual do roteador?!

Verifiquei que a conectividade do meu WiFi com outros equipamentos estava funcionando, notebook e celulares se conectavam normalmente ao roteador. Passei então a pesquisar sobre o problema e constatei que essa ‘falta de conexão’ é queixa frequente dos usuários de Smart TV Philips, e em nenhum lugar há uma definição clara de qual a solução para o problema. Você encontra algumas pessoas dizendo que resolveu ao configurar o horário da TV e atualizando o firmware, mas isso não funcionou no meu caso.

Meu roteador é um  funciona nas faixa 802.11BGN, esta em modo DHCP a forma de autenticação é WPA2-PSK e a senha somente números. (Clique aqui e saiba porque tive que usar somente numeros no roteador que a Smart TV usa).

Algo não estava certo, porque minha TV não se conectar na WiFi? A mesma WiFi que era usada normalmente? Após várias tentativas, resolvi atualizar o Firmware. Como a TV não se conectava ao WiFi para acessar a internet, fui ao site da Philips e baixei a última versão de firmware disponível (47pfg7109_78_fus_brp.zip Versão: 028.003.026.128 de 2015-03-19). Tive que fazer a instalação de forma manual pela entrada USB.  A atualização foi realizada com sucesso.

Mesmo assim, ao tentar conectar a WiFi o mesmo problema ocorreu. Verifiquei as configurações de REDE da TV, que está no modo DHCP e Sem Fio,  alterei diversas configurações de Rede do Roteador testando vários tipos de configuração (802.11g, 802.11n) alterei as formas de criptografia WAP2, WAP2-SPK, e até mesmo troquei as senhas. Mas nada deu certo! (Dicas do item [C] abaixo).

Agora vem a parte interessante…

Se você acessa o menu [Configurar] -> [Configuração de rede] -> [Exibir configurações de rede] vai ver que existe um item chamado ‘Endereço MAC Ethernet’, um conjunto de número e letras. Este valor é como se fosse a ‘identidade’ da interface de rede do televisor e quando seu televisor se comunicar com seu roteador solicitando um IP vai informar esse Endereço MAC. Fui no meu roteador e o configurei para que ao receber uma solicitação de IP com o Endereço MAC da minha TV fosse devolvido por DHCP um IP especifico que eu escolhi. Não funcionou! Mas ai tem uma pegadinha!

Descobri lendo alguns post de outros usuários no fórum que essa TV tem um Menu oculto  chamado MENU CSM1. Ao acessar esse Menu (ver procedimento [D] abaixo, eu não precisei executar todo o procedimento, só ace) encontrei um segundo Endereço MAC chamado ‘Wireless MAC address’ trata-se do Endereço MAC da rede Wifi do televisor enquanto o outro é da Rede por Cabo. Voltei ao meu roteador e configurei esse novo endereço MAC e partir disso meu televisor voltou a se conectar a WiFi!

No meu caso a solução então foi configurar o Endereço MAC da rede Wireless da minha TV direto no roteador. Espero que resolva seu problema se estiver passando pela mesma dificuldade. Cada roteador tem uma forma diferente de configurar o endereço MAC, procure por algo como DHCP – Address Reservation ou Pre-assigned DHCP IP Addresses e consulte o Manual do seu roteador conforme sugere a PHILIPS, só que agora você sabe o que procurar!

Abraços
PROCEDIMENTOS SMART TV PHILIPS
[A] Limpar a memória:
1.    Pressione [Menu] (é o botão que tem o desenho de uma casinha), selecione [Configurar] > [Configurações de Rede] >[Limpar memória da internet] e selecione OK. Obs. Os procedimentos descritos no fórum dizem para acessar a opção [Apagar memória de aplicativos] no entanto este modelo de TV não tem essa opção.
[B] Restaurar as configurações de fábrica de sua TV:
1.    Enquanto assiste à TV, pressione [Menu] (é o botão que tem o desenho de uma casinha), selecione [Configurar] > [Configurações da TV] > [Ajustes gerais] > [Definições fabr.] e depois pressione OK.
[C] Mais dicas de uso para conexão á internet via Wi-Fi:
1.    A rede sem fio opera no mesmo espectro de frequência de 2,4GHz que dispositivos domésticos comuns, como telefones sem fio, forno de micro-ondas ou dispositivos Bluetooth, o que pode causar interferências no Wi-Fi, portanto afaste estes dispositivos da TV.
2.    Para o desempenho ideal, coloque a TV a uma distância de menos de 10m do roteador sem fio, evitando obstruções como paredes de concreto entre eles.
3.    A qualidade da recepção depende da localização do roteador sem fio e do provedor local de internet, então para reduzir o tráfego na rede, desligue equipamentos sem uso ou desconecte-os da rede em que a TV está conectada.
4.    Recomendamos que você use um roteador IEEE 802,11 N.
5.    Os televisores Philips se conectam à Internet através de uma conexão roteada e com criptografia WPA Personal. Essas configurações devem ser localizadas no manual de seu roteador, ou diretamente com o suporte técnico do mesmo.

[D] Quando o televisor não se conectar ao Smart TV, após ter verificado as configurações de rede, verifique se o modelo do televisor e o número de série estão cadastrados. Para isto, siga as orientações:
•     Pressione no controle remoto a tecla ‘MENU’, navegue até [CONFIGURAR] > [OK] > [Configurações de rede] > [OK] > [Ver definições de rede], então será exibida uma tela com as configurações de sua rede.
•    Compare e confirme se os dados estão corretos (IP, Máscara de rede, MAC, Gateway, DNS1 e DNS2). Caso não tenha nenhuma informação, verifique a conexão com cabo (caso esteja utilizando uma rede via cabo) ou o roteador para redes Wi-Fi. (Imagem 1)
•    Depois de confirmados os dados acima, pressione no controle remoto as teclas na seguinte ordem: 1, 2, 3, 6, 5, 4. Será exibido o “MENU CSM1”. Nele, verifique se a opção ‘1.1 Set Type’ contém o modelo do televisor e se a opção ‘1.2 Production code’ contém o n° de série do televisor, em caso negativo, será necessário inserir manualmente. (Imagem 2)

Para inserir as informações manualmente:
•    Pressione a tecla MENU para sair do modo ‘CSM1’ e digite no controle remoto a seguinte sequência: 0, 6, 2, 5, 9, 6. Pressione OK e navegue até ‘NVM Editor’, pressione OK, selecione ‘Service Data’ e aperte OK novamente.
•    Selecione ‘Set Type’ na tela que será exibida e pressione OK para abrir o teclado virtual, digite o modelo do televisor exatamente como descrito na etiqueta que está na tampa traseira do televisor, depois clique em ‘Concluído’.
•    Selecione ‘Production number’ e clique em OK, como no processo anterior, clique em OK novamente para abrir o teclado virtual, digite o Nº de Série do televisor e depois clique em ‘Concluído’. (Imagens 3 e 4)
•     Desligue o televisor com o controle remoto e ligue novamente, pressione as seguintes teclas na ordem: 1, 2, 3, 6, 5, 4 e pressione OK, então será exibido o ‘MENU CSM1’, confira se as informações sobre o modelo do televisor e Nº de série foram inseridas conforme a etiqueta do televisor. (Imagem 4)
•    Pressione a tecla MENU do controle remoto para sair do modo ‘CSM1’ e acesse o aplicativo SMART TV para usufruir dos recursos disponíveis e nos informe os resultados!

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.


Deixe uma resposta

51 pensamentos em “Smart TV Philips não conecta na internet

  • Josiane

    Olá quando eu clico para entrar na Smart TV entra em uma página do OperaMini e diz que o servidor da Smart TV não foi encontrado. Estou loca sem Netflix kkkk me ajuda por favor

  • André

    Fiz todo esse procedimento que você fez e mesmo assim não fuciona .
    Quando vou tenta conecta a internet aparece
    ( conexcao indisponivel. Verifique as configuração de seu roteador ou entre em contado com o provedor de internet )

    Já fiz todo isso que aconteceu CTG ejá atualizei ela também e mesmo assim não conecta .
    Oque devo fazer ?

  • Vinicius

    Comprei uma TV Philips 47PFG5909, mas ela não se mantém conectada a Wifi. Exemplo: eu ligo ela pela manhã, conecto a rede Wifi certinho, ela funciona normalmente, aí desligo, e quando ligo denovo, tenho que conectar novamente, ela não é mantém conecta, não salva a rede Wifi, tenho que conectar toda vez que ligo a TV,isso é normal?

    • Eduardo Costa Autor do post

      Normal não é, mas se tratando da Smart TV Philips, esses problemas de conectividade são normais…. Uma outra TV Philips que tenho tambem acontece o mesmo, com menos frequencia mas acontece, as vezes a conectividade wifi que estada ok deixa de funcionar e tenho que iniciar todo o processo de localização da rede e conectar novamente. No seu caso algo que eu tentaria fazer é acessar as configurações do seu roteador wifi e verificar se os canais (channel) esta como automático, caso esteja escolha um canal fixo e veja se resolve. Os roteadores emitem o sinal Wifi em um canal entre 1 e 14 (se não estou enganado) e eles que escolhem qual canal usar e podem trocar automaticamente, se algum aparelho eletronico que estava conectado em determinado canal de alguma forma guardar essa informação e o roteador trocar de canal pode haver problema de conectividade. Não sei se este é o seu caso, mas vale apena tentar.

  • Isabelle

    MINHA SMART TV É DE 47 E O MEU CONTROLE REMOTO NÃO VEIO COM TECLADO NA PARTE DE TRÁS E EU NÃO CONSIGO DIGITAR LETRAS NO TECLADO NORMAL. COMO CONFIGURAR?

  • Maico

    Tenho uma smart Philips 43pfg5100/78,depois q atualizei o software ela não entra mais na smart tv e nem nas configurações,gostaria de saber se pelo menu secreto tem como resetar ela pro software de fábrica,pois antes o único problema era q não conectava o Wi-Fi. Se puder me ajudar agradeço.

  • Lulis

    O problema na minha tv é que consigo acessar a smart tv mas a interface não funciona, fica congelada e não aparece os aplicativos. Ainda não achei alguém com o mesmo problema e muito menos uma solução. Tem alguma ideia?

      • Matheus Fleming

        Eduardo,fiz o passo a passo,na primeira vez deu certo. Agora,mais ou menos um mes depois,voltou o problema,repeti o processo e na hora de conectar,chega na etapa 3 e fica apenas identificando. Oq faço??

        • Eduardo Costa Autor do post

          Já passei por problema semelhante, no meu caso eu peguei o MAC ADDRESS da placa de Wifi da TV (este número é informado no menu GSM da TV, ver o post acima) e adicionei esse número no meu roteador atribuindo a ele um IP fixo.

          Algo que sempre faço para saber se é algum problema com meu roteador ou com a TV, é ligar o compartilhamento wifi do meu celular, desta forma meu celular vira um roteador e tento conectar a TV nele, em alguns casos a TV conseguiu se conectar no ‘roteador wifi’ do celular e no fixo não. Foi assim que descobri que cadastrando o mac address no wifi no roteador funcionava.

  • Fabio Lopes

    Ola pessoal espero ajudar vcs com esse problema no wifi da tv!
    Vcs deverão entrar na configuracao do roteador geralmente no ip 192.168.1.1
    Dependendo do roteador na seguranca wireless vai ter a funcao host dmz nessa funcao vc coloca o ip da tv e deixa habilitado e pronto ele desliga um tipo de firewall do roteador e o wifi funciona normalmente!
    Abraço

    • Eduardo Costa Autor do post

      Valeu a dica. Para quem tem roteador com essa opção é uma boa tentar. O DMZ ou zona desmilitarizada (do inglês demilitarized zone ou DMZ) é uma opção do roteador que você consegue especificar um IP (neste caso da sua TV) e ela vai ficar 100% “desprotegida” para acesso interno e externo, pois o firewall do roteador não vai agir sobre este IP.

  • Eduardo Costa Autor do post

    VEJA AS ULTIMA ATUALIZAÇÕES PARA ESTA SMART TV:

    QN142L_028.003.032.128 (LANÇADO EM 27-10-2015)
    CORREÇÕES:
    – TV para de responder aos comandos do controle remoto
    – Sem imagem no modo HDMI

    QN142L_028.003.030.128 (LANÇADO EM 18-08-2015)
    CORREÇÕES:
    – Problema de conectividade com o YOUTUBE
    – Problema de conexão com rede Wi-fi oculta

    PARA BAIXAR O FIRMWARE ACESSE:
    http://www.philips.com.br/c-p/47PFG7109_78/7000-series-smart-tv-de-led-full-hd-ultrafina-com-ambilight-nos-dois-lados-e-smart-tv/suporte

  • Júlya

    Pelo o menos 1 a cada 3 vezes que eu tento conectar o wifi, quando eu chego na parte de escolher se é com fios ou sem fios, só aparece a opção C/ fios, e a Sem fios fica meio que transparente, como se não pudesse colocar.

    • Eduardo Costa Autor do post

      Julia, minha TV passou a ter este comportamento. Suspeito que a placa de Wifi da TV já era. Eu liguei a TV e fui direto para o menu de conectar na [Configurar]->[Conectar na internet] durante os passos seguintes minha wifi foi detectada mas a conexão não ocorreu com sucesso, ao voltar para a mesma opção de menu, a opção de Rede Sem fio já estava desabilitada e eu podia selecionar apenas “Com fio”. Agora vem uma informação importante: Eu percebi um Zunido na parte de traz esquerda da TV, é difícil explicar como é este ‘barulho’, é algo bem sutil e o ambiente deve estar em extremo silencio, vai ai uma analogia: Imagine que uma bomba de são joão estourou bem próximo do seu ouvido, seu ouvido parece tapado e você só ouve um zunido bem agudo. É algo assim que percebi na minha TV. Logo após ligar a TV esse Zunido não existe, mas ao acessar as opções de conectividade Wifi ele aparece. Acho que quanto a TV vai usar a placa de Wifi, a placa apresenta algum tipo de problema. Por isso acho que minha placa de wifi já era! Toda vez que esse Zunido ocorre a TV demora uns 2 minutos para desligar.

      Júlya, compartilhe conosco se você conseguiu solucionar seu problema ou se percebeu o mesmo comportamento na sua TV.

  • Douglas Balero

    Minha tv está com o mesmo problema que o seu na primeira parte que vc falou sobre o controle remoto, ja tirei o meu receptor da net dela e mesmo assim o controle remoto funciona, mas é só eu clicar em menu, configurações de rede, que ele para de funcionar, ja tentei atualizar o software mas não tem como
    Oq eu faço???

  • Leandro

    Cara minha TV está com este mesmo problema…mas estou com uma dúvida…quando pede a chave de acesso eu coloco os números e letras que estão onde? São aqueles q ficam impressos no roteador? Já coloquei e continua do mesmo jeito..no.meu caso está lá wpa2-psk é isto mesmo?

    • Eduardo Costa Autor do post

      Leandro, chave de acesso é a senha do seu wifi. Com outra TV philips já acontedeu de eu ter que trocar a senha do meu wifi para uma senha que contenha apenas números pois a tv não conectava de jeito nenhum na mesma wifi com uma senha que possuia letras e números, mesmo se assegurando 1 milhão de vezes que a senha foi digitada corretamente. Bizarro!

  • Tiago silva

    Brother comprei essa TV ao ligar ela não achava rede WiFi atualizei o finmware aí f… Tudo a TV reconhece o controle por 15 seg e trava liguei na Philips e não da pra recuperar config de fábrica. E a opção e devolver para americanas pegar meu dinheiro e comprar outra marca uma pena pois todos eletrônicos em casa são Philips

  • Poliana

    Meu problema está na tela para aceitar os termos de serviços da Philips. Aperto OK para aceitar mas a tela fica travada e não sai mais.
    Ja apaguei dados, reiniciei a tv, fui no menu especial e nada, continua tudo na mesma. Antes a tv acessava normalmente, e agira nada.

    • Eduardo Costa Autor do post

      Agora diz pra mim, como você coloca uma TV deste tamanho no porta-mala do carro para levar em uma assistência!? Alem da bagunça de fio na sua sala ainda vai correr o risco de quebra-la no caminho. É uma dor de cabeça do tamanho da TV.

    • Christiana

      Eu descobri q o problema c a minha é do provedor da Internet… Tentei conectar através do roteador do aparelho celular e deu certo, mas pelo roteador do provedor não dá…

  • Christiana

    Oi, minha smart tv funcionava certinho, tentei fazer td q vc explicou mas nada adianta.. O q pode ser??? Como faço p ligar ela via cabo?
    Pensei q pode ser a velocidade da Internet, mas se fosse isso, porq antes funcionava???

  • samuel rodrigues

    Muito interessante, não tenho exatamente o mesmo problema com minha smart TV PHILIPS serie 5100, mas ao assistir vídeos com no máximo 10 minutos de duração pelo YouTube, a mesma congela e se fecha, o mesmo ocorre com outros sites um pouco pesados, recebi o contato agora a pouco de uma moça da Philips, já que abri um chamado por esse problema e por outro de se reiniciar…….

    Sendo que a mesma me passou que a internet tendo 1Mb(FIBRA ÓPTICA) NÃO É O SUFICIENTE para funcionar a smart, teria que ser no mínimo 2 Mbps, será que essa informação está correta, ou teria relação com isso que vinha ocorrendo no seu caso, sei que pode ser inviável, mas se puder retornar para samuca0110@hotmail.com agradeço, prometo não ficar lhe incomodando, seria apenas uma duvida. abraço e parabéns pelo post.

    • Eduardo Costa Autor do post

      Cara, é a velha desculpa do “o problema não é nosso”…. este comportamento é bem tipo de falha do software da TV.. se vc consegue começar a assistir videos do youtube significa que tudo esta ok até este ponto mas se o navegador da tv fecha sozinho ai parece bug de firmware mesmo… se fosse apenas um problema de velocidade da sua internet o video ficaria travando.

      • Eduardo Costa Autor do post

        Essa semana algo parecido estava acontecendo com minha TV, você começava a assistir videos do Youtube ou Netflix e em aproximadamente 30 segundos fechava o aplicativo, ao voltar para a janela principal da smart tv não havia mais conexão Wifi e só voltava ao deligar e ligar novamente a TV.

        Por coincidência isso passou a acontecer no momento em que eu copiava grandes arquivos entre dois computadores utilizando a mesma wifi. Parei a copia entre os computadores e o problema de fechar o aplicativo na TV parou de acontecer.

        Conclusão: Não compre smart tv philips, acontece uns problemas bizarros! rsrs Na pratica acredito que o overload de pacotes trafegando pela wifi e algum bug no firmware fez dar pane na TV.

      • Diogo dos Reis

        Olá, Eduardo.
        Cara, vc falou tudo, eles jogam a culpa pra nós. Não tem nem 1 mês que comprei minha smart e ela já apresenta problemas fe conexão. Após uma semana funcionando normalmente, veio a tão temida mensagem :”Servidor Philips indisponivel, tente mais tarde”. Ficou assim por uns 3 dias. Pesquisei na net e vi algumas orientações como atualizar o firmware e “zerar” a memória da TV. Atualizei e continuou na mesma. Zerei a TV e agora nem na net ela conecta. Liguei pra Philips e a atendente disse que eu não deveria ter atualizado, que era só esperar a normalização (que segundo ela era de 48 horas, sendo que eu já estava a uma semana com o problema). Agora, de acordo com ela, tenho que levar a TV em uma autorizada. Absurdo!

        • Eduardo Costa Autor do post

          É isso ai Diogo, Smart TV Philips nunca mais. Esse problema de “Servidor Philips Indisponível” pode ter sido alguma indisponibilidade do servidor de Smart TV da philips basicamente de onde a TV busca as informações para aparecer na janela principal da smart tv ou sua TV perdeu o número de série das configurações (da uma olhada no comentário do Felipe neste post). Logo quando comprei a TV não funcionava o Skype e demorou uns 2 meses para conectar, muitas pessoas reclamando e o problema era que o servidor da philips “estava passando por atualização” e enquanto isso o skype não se conectava. Eu evito atualizar o firmware da TV, sempre da aquele frio na barriga pois você nunca sabe o que vai acontecer, não da para confiar na TV, vai que ela trava no meio da atualização, se ela desliga sozinha, etc… mas ultimamente ta complicado manter essa smarttv funcionando! só rindo mesmo porque é muita dor de cabeça, só quero sentar no meu sofá e assistir um bom filme, não quero ficar 30 minutos, 60 minutos, dias, fuçando na TV para tentar fazer ela funcionar.

          E o trampo que você vai ter para tirar uma TV dessa da parede ? E a zona que vai ficar sua sala com um milhão de cabos soltos ? Como você pega uma TV de 42,48,50 polegadas e enfia no carro pra levar até uma assistência ? E pode ter certeza, essa não será a primeira vez, se você tiver sorte e ainda estiver na garantia leve assim que possível e avisa a gente aqui como foi sua experiencia.

          • Diogo dos Reis

            Ah sim, fiz isso. Coloquei manualmente o número de série e não deu nada. A TV não conecta nem na internet (fica aquele X no ícone do wifi). Pelo visto, vou ter mesmo que levar a TV na autorizada. Tem nem um mês de uso…
            Pode deixar que volto com as novidades. Obrigado pela atenção

          • Diogo dos Reis

            Só mais uma coisa (desculpe encher tanto rsrsrs)
            Vc disse que a resolução do seu caso se deu cadastrando o MAC da TV no roteador. Acha que é válido pedir a um técnico do meu servidor de internet pra dar uma olhada nisso antes de leva-la à autorizada? Só eles têm a senha do roteador. Obrigado!

          • Eduardo Costa Autor do post

            Sim, isso resolveu o meu problema. Veja com seu técnico para adicionar esse mac address da tv no roteador e atribuir um ip fixo para ela, isso é coisa simples e facil de fazer, já deixa o numero do mac address da TV no jeito. Se não funcionar, pede para ele remover do roteador o mac e se o roteador for seu (ou da sua operadora de TV/Telefone) e estiver na sua casa não há motivo para que você não tenha a senha.

  • BRUNO RIBEIRO DA SILVA

    Vou dizer a verdade e mesmo trabalhando no suporte da PHILIPS no BRASIL e mesmo ja tendo um certo tempo de trabalho la, a sua explicação foi muito completa e agradeço pelas informações completas que vc mostrou e compartilhou nesse site. Muito obrigado msm.