A importância do conhecimento técnico para o gestor de projeto na área de desenvolvimento de software

Technical Resources No gerenciamento de projeto o conceito de liderança e outras competências comportamentais necessárias têm sido extensivamente estudados, o mesmo não se vê para a contribuição do conhecimento técnico e especialista no desenvolvimento das diversas funções de gerenciamento, tal fato foi o que me motivou a pesquisar e escrever sobre o assunto como trabalho de conclusão de meu MBA em gestão de projetos. Trabalho este que se concluiu com a redação de um artigo de título – “A importância do conhecimento técnico para o gestor de projeto na área de desenvolvimento de software”.

Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para a conclusão deste artigo, orientadora, amigos e principalmente aqueles que participaram respondendo a pesquisa de essencial importância para o desenvolvimento do tema deste trabalho.

Obteve-se a opinião de 126 profissionais gestores de projetos, todos responderam um questionário com 13 perguntas que procurou traçar não só o perfil do respondente como suas qualificações técnica e a importância que ela exerce sobre o sucesso dos projetos que este gerência. O principal canal de divulgação foram listas de discussões sobre gestão de projetos (meus sinceros agradecimentos pelo espaço) e network pessoal.

O artigo já foi submetido e aguarda publicação. Após sua publicação poderei divulgar para a comunidade acadêmica e interessados todas as respostas, análise dos dados e conclusão do mesmo. Até lá segue uma amostra dos dados coletados:

Faixa de idade dos respondentes

perfil

Você já gerenciou com sucesso projetos que não seja de TI?

ja gerenciou projetos que no de TI

Antes de assumir a posição de gerente de projeto você desempenhou alguma posição técnica e/ou especialista?

ja desempenhou posicao tecnica ou especialista

Qual o grau de importância que seu conhecimento técnico promove para a boa gestão dos projetos que gerência.

grau de seu conhecimento

Fique a vontade para deixar seu comentário.

O trabalho foi publicado no PMI Chapter São Paulo e pode ser acessado através do link: http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1001/artigo_01.asp

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Seja Social, Compartilhe!

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.