A importância do conhecimento técnico para o gestor de projeto na área de desenvolvimento de software
Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para a conclusão deste artigo, orientadora, amigos e principalmente aqueles que participaram respondendo a pesquisa de essencial importância para o desenvolvimento do tema deste trabalho.
Obteve-se a opinião de 126 profissionais gestores de projetos, todos responderam um questionário com 13 perguntas que procurou traçar não só o perfil do respondente como suas qualificações técnica e a importância que ela exerce sobre o sucesso dos projetos que este gerência. O principal canal de divulgação foram listas de discussões sobre gestão de projetos (meus sinceros agradecimentos pelo espaço) e network pessoal.
O artigo já foi submetido e aguarda publicação. Após sua publicação poderei divulgar para a comunidade acadêmica e interessados todas as respostas, análise dos dados e conclusão do mesmo. Até lá segue uma amostra dos dados coletados:
Faixa de idade dos respondentes
Você já gerenciou com sucesso projetos que não seja de TI?
Antes de assumir a posição de gerente de projeto você desempenhou alguma posição técnica e/ou especialista?
Qual o grau de importância que seu conhecimento técnico promove para a boa gestão dos projetos que gerência.
Fique a vontade para deixar seu comentário.
O trabalho foi publicado no PMI Chapter São Paulo e pode ser acessado através do link: http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1001/artigo_01.asp
Últimos 5 artigos de Eduardo Costa
15 Comentários »
RSS feed para os comentários deste artigo.


Pois é, antes da mandar tem que pôr a mão na massa.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
setembro 10th, 2009 as 15:09:09
Abaixo segue uma frase interessante.
Responder
Denise, na minha pesquisa houve uma pergunta especifica sobre este assunto. Foram bem interessante as respostas, muitos concordam outros não.
Em concordância com sua opinião um dos respondentes enfatizou:
“No Brasil a cultura é que o melhor gerente é aquele que um dia pegou na pá.”
Responder
Vinicius Respondeu:
setembro 10th, 2009 as 22:09:35
Primeiramente gostaria de me desculpar pela falta de acentuacao nas palavras, porem estou utilizando uma maquina com configuracoes em Bahasa e nao posso alterar no momento.
Nao acredito que o melhor gerente seja o que pegou na pa (acredito que pode ser, mas esta nao e uma verdade absoluta). Existem profissionais que sao bons gerentes e isso basta para que eles consigam conduzir projetos em qualquer area com auxilio de um especialista de confianca.
Acredito que o conhecimento especifico ajuda mas nao e essencial.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
setembro 11th, 2009 as 09:09:13
Concordo com você Vinicius. Saliente que esta foi apenas uma opnião de um dos respondente. E como eu havia dito as opniões se dividiram sobre este assunto.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
fevereiro 1st, 2010 as 11:02:19
Vinicius, o trabalho já pode ser consultado no site do PMI, acesse o link no final deste POST.
Responder
Parabéns pela iniciativa Eduardo, e espero que seu artigo seja aprovado logo para podermos saber os resultados.
Particularmente sou da mesma opnião do Vinícius, mas gerente de projetos que sou, gosto de ouvir os argumentos antes de comentar.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
fevereiro 1st, 2010 as 10:02:34
Guilherme, o trabalho já pode ser consultado no site do PMI, acesse o link no final deste POST.
Responder
Parabéns Eduardo por seu artigo.
Sou da mesma opinião que o Vinicius, porém acredito também que um bom gerente deve possuir a sensibilidade para conhecer os membros de sua equipe, e acreditar no potencial da mesma. O gerente deve conhecer quais são as limitações de cada um.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
fevereiro 1st, 2010 as 10:02:02
Thais A.,
o trabalho já pode ser consultado no site do PMI, acesse o link no final deste POST.
Responder
Olá Eduardo,
Quero parabenizá-lo pela iniciativa e convidá-lo a publicar seu artigo na newsletter mensal do PMI-SP.
Aguardo seu contato para maiores detalhes.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
setembro 18th, 2009 as 10:09:19
Olá Antonio M.
Será uma grande honra ter este reconhecimento.
Grato pelo convite, entrarei em contato.
Responder
voce submeteu para que lugar para aprovar?
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
novembro 4th, 2009 as 12:11:03
Alam, a própria universidade onde conclui o curso possui uma revista para publicação de artigos e afins. (Endereço: http://sare.unianhanguera.edu.br/), no entanto ainda não consegui o feedback quanto a data da próxima edição, suponho que seja ainda este ano (2009). Informarei assim que publicado. Abraços.
Responder
Eduardo Costa - Dimensão Tech Respondeu:
fevereiro 1st, 2010 as 10:02:36
Alam, pode consultar o link: http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1001/artigo_01.asp
Abraços
Responder