Vulnerabilidade cabeada 4


Cabo de RedeEsta semana São Paulo, a locomotiva do país, sentiu na pele – ou nas telas – a verdadeira vulnerabilidade do mundo moderno.

Redes do Poupatempo não passaram de redes “rouba-seu-tempo”; Boletim de Ocorrência? Passa amanhã!; redes bancárias usando Dial-up – conexão de internet via linha discada; CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nada pôde fazer; internautas, tampouco.

Quer demonstração melhor de mundo conectado? Lembrando que foi apenas a prestadora Telefonica que teve seu sistema afetado. O que já foi o suficiente para um impacto generoso. Imaginem um apagão de força maior…

Quantas empresas, pequenas ou grandes, deixaram de transmitir seus relatórios, pagar suas contas via Internet, ou quaisquer que sejam as transações necessárias no cotidiano da empresa que se vê no direito de usar o serviço que pagou? Lucros? Prejuízos?

O usuário doméstico também deixou de pagar sua conta, consultar seu saldo, mandar seu email, dizer ao namorado(a) que o(a) ama, comprar a passagem das férias… coisas adiáveis? Mas e se eu quisesse fazer naquele exato momento? Era minha folga! Sem chance.

Para as perdas dessa vez, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, apresentou ao Procon a proposta de um abatimento de três dias – 72 horas – na próxima fatura. Às grandes empresas, com contratos de prestação de serviço, discussões a vista.

A Internet – Rede mundial de computadores – vêm tomando espaço cada vez maior em nossas vidas. Celulares todos adaptados para uma melhor visualização de páginas; serviços vendidos exclusivamente na Internet; legislação sendo atualizada; bancos com novos conceitos de atendimento ao cliente. Há todo um empreendimento por trás da Internet.

Vimos que não é possível ficar sem ela. Ricos e pobres igualados por um momento “sem sistema”. A diferença é que o rico perdeu mais!!! Mas… sempre nos resta uma chance… Ainda podemos recorrer à ajuda dos Correios, mas como está parcialmente paralisado, ainda é oferecido aquele serviço…. como é mesmo o nome? Pombo-correio?
[ad]

Últimos 5 artigos de Fatima França

Sobre Fatima França

De Americana-SP, bacharel em Ciência da Computação. Certificada ITIL e CCNA. Colaborou com o Dimensão Tech de Junho de 2008 a Janeiro de 2009.


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Vulnerabilidade cabeada