O uso da informática na educação

CriançasOlá amigos do Dimensão Tech. Este é o primeiro artigo que escrevo para o site e também o primeiro que escrevo para publicação. Espero que vocês gostem e que com este espaço possamos trocar conhecimentos e experiências.

Para o meu primeiro artigo, escolhi um assunto que acho muito interessante e que vem ganhando o seu espaço ultimamente: o uso da informática na educação. Este é o tema do meu trabalho de conclusão de curso e gostaria de compartilhar com vocês o que tenho pesquisado a respeito do tema. Comentários sobre o assunto são muito bem vindos, ok?

Bem, com a popularização do computador, algumas entidades de ensino vêm fazendo o uso da informática com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Estudos comprovam que a utilização do computador nas escolas proporciona aos alunos e professores inúmeros benefícios, pois desperta o interesse pelas aulas, incentiva o aluno a raciocinar de forma diferenciada, cria um ambiente de ensino mais moderno e entre outras vantagens. Para diversas disciplinas encontramos vários tipos de jogos eletrônicos educacionais que ajudam os alunos no momento de exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Assim como os computadores, a internet também vem conquistando o seu espaço na educação. É cada vez mais comum nos depararmos com cursos que podem ser realizados pela internet e até mesmo curso de graduação, pós graduação e idiomas. Para nós, profissionais de informática, este é um bom campo de atuação que pode oferecer inúmeras oportunidades de trabalho, seja para venda e manutenção de hardwares para entidades de ensino, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento de softwares educacionais, sites, etc.

Nas escolas da rede particular, seja de ensino fundamental ou médio, é muito comum a utilização do computador durante as aulas. Estas escolas contam com laboratórios de informática equipados com computadores, softwares educativos e professores capacitados a operar tal tecnologia. Infelizmente este não é o mesmo cenário nas escolas da rede de ensino público. Poucas possuem laboratórios de informática, e as que possuem, os recursos são limitados e a utilização dos laboratórios não acontece com grande freqüência.

O tema “inclusão digital” tem sido muito comentado e lentamente alguns programas, sejam do governo, de empresas privadas e de ONGs vêm surgindo para incluir gradativamente a informática no dia-a-dia de alunos, professores e da sociedade em geral. Um exemplo é o programa do governo federal chamado “Computador Portátil para Professor” anunciado nas últimas semanas pelo presidente Lula. Este programa foi desenvolvido com intuito de vender a um preço mais acessível notebooks para professores da rede pública e privada. O valor do equipamento a vista é de R$ 1000,00, com taxa de frete e seguro já inclusos. O valor também pode ser financiado em dois anos. O objetivo do projeto é facilitar a aquisição do produto, permitindo aos professores contar com mais esta ferramenta que só tem a contribuir para a qualidade das aulas e enriquecimento de conhecimento. O programa conta com dois portais:

Portal do Professor: www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Banco Internacional de Objetos: www.objetoseducacionais.mec.gov.br

Nos próximos artigos, citarei alguns exemplos de softwares especializados em educação e quais são as oportunidades de trabalho para os profissionais de TI neste ramo. Então caros leitores até lá. Espero que tenham gostado deste primeiro artigo. Um forte abraço a todos.

Últimos 5 artigos de Michelle Moreira

Seja Social, Compartilhe!

Tags:

Sobre Michelle Moreira

De Campinas-SP, Estudante de Sistemas de Informação. Técnica em Informática pelo colégio Bento Quirino. Colaborou com o Dimensão Tech de Julho de 2008 a Outubro de 2008.